TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Android 13 vai melhorar as fotos e vídeos no Instagram… ao nível do iPhone? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Software | Android 13 vai melhorar as fotos e vídeos no Instagram… ao nível do iPhone?

Android 13 vai melhorar as fotos e vídeos no Instagram… ao nível do iPhone?

Compartilhe

Todo mundo que tem, teve ou ao menos já testou um iPhone no Instagram sabe muito bem que o smartphone da Apple simplesmente humilha o Android nas fotos, vídeos e, principalmente, nos Stories.

Pode ser uma afirmação muto forte, mas quem entende do assunto sabe que não é uma frase falsa. Os melhores smartphones Android do mercado precisam fazer um esforço imenso para entregar resultados finais de qualidade e, ainda assim, não chegam perto do que o iPhone entrega.

Pois bem, o Google quer virar esse jogo no Android 13, que promete melhorias no Instagram que podem reduzir a distância que existe neste momento para o iPhone.

E a pergunta que fica neste momento é: será que vai conseguir alcançar esse objetivo?

 

 

 

Mudanças na CameraX para ser melhor

Durante o Google I/O 2022, a gigante de Mountain View apresentou uma nova biblioteca de recursos para fotografia que estará disponível para todos os desenvolvedores… incluindo é claro o Meta, que é responsável pelo Instagram, Facebook e WhatsApp.

Ou seja, parece que acabou a desculpa para os comandados de Mark Zuckerberg para não melhorar os resultados de fotos e vídeos em suas plataformas. Ou o Meta melhora, ou um universo de desenvolvedores vai entregar melhorias à fórceps.

É simplesmente inconcebível ver que smartphones Android com poderosos sensores fotográficos de até 108 MP entregam resultados medíocres de fotos e vídeos no Instagram. E todo mundo sabe a essa altura do campeonato que o problema está bem longe de ser o hardware, mas sim o software.

Ou a Apple paga muito mais para o menino Zuck e, dessa forma, tem acesso privilegiado aos APIs das plataformas do Meta e, dessa forma, consegue entregar melhores resultados fotográficos.

De qualquer forma, o Google promete que até mesmo os telefones Android mais básicos e com sensores fotográficos mais modestos vão entregar uma grande melhora nos aspectos fotográficos, uma vez que o software vai passar a conversar melhor com um leque muito maior de especificações de hardware.

Além disso, a CameraX do Android 13 também vai passar por melhorias, tanto nos modos de pré-visualização das fotos como no resultado final das imagens capturadas. Dessa forma, vai acabar o efeito “expectativa > realidade”, onde o preview da imagem era ótimo e a foto final ficava decepcionante.

Com a chegada do Android 13, os fabricantes e desenvolvedores passam a ter mais pontos em comum do que diferenças de software estabelecidas, e isso deve fazer com que as fotos e vídeos registrados entreguem resultados muito mais precisos, inclusive nos aspectos de estabilização de imagem, HDR e taxas de frames por segundo.

O novo software também promete melhorar os resultados no efeito bokeh ou nas fotos registradas com o modo noturno, o que deve agradar aos usuários que buscam uma maior versatilidade nos registros fotográficos, mas esperam resultados mais decentes que os atuais em diferentes condições de luminosidade.

Até agora, tudo é muito lindo.

Porém…

 

 

 

Será que tantas promessas serão cumpridas?

O Google prometeu muita coisa, mas não apresentou nenhum resultado prático. Nenhuma foto ou vídeo registrado com esse novo software. Nenhum preview. Nem mesmo um render (se é que existe render de foto).

Ou seja, tudo fica na base da promessa, sem qualquer lampejo de perspectiva de futuro ou resultado prático. Logo, vamos ter que ser muito pacientes até que os primeiros efeitos reais de tantas mudanças apareçam.

Uma vez que todas as mudanças ainda estão em estágios iniciais (apesar do anúncio do Android 13, a grande maioria não chegou perto do primeiro beta dessa versão do sistema operacional), o iPhone vai seguir soberano no Instagram durante algum tempo, e deve ser ainda melhor com o iOS 16.

Logo, a missão do Google é bem complicada. Alcançar o nível de fotografia do iOS nas plataformas do Meta vai exigir muito trabalho de todos os envolvidos. E nesse sentido, é preciso pensar que muitos fabricantes de smartphones Android terão que trabalhar a sério para alcançar esse nível de excelência.

Um enorme esforço concentrado.

O Google também não explicou como o Android vai melhorar a compressão de fotos para evitar uma grande perda de qualidade na imagem final que será compartilhada no Instagram, outro ponto onde o iOS ganha de goleada.

Pra resumir: por mais perfeito que seja o mundo do Google com tantas promessas, a realidade vai exigir de cada um de nós muita paciência para esperar pelos primeiros resultados práticos que o Android 13 e a CameraX vão entregar.

É melhor esperar por tudo isso deitado, pois sentado pode cansar.


Compartilhe