Início » Dicas, Truques e Macetes » Como gravar videochamadas no Meet e no Zoom

Como gravar videochamadas no Meet e no Zoom

Compartilhe

Sei que boa parte dos usuários já aprenderam como deve realizar gravações das reuniões no Google Meet ou no Zoom, por conta de todas as necessidades criadas nos últimos 12 meses. Por outro lado, a audiência deste blog é rotativa, e tem muitos menos experientes que estão começando a fazer isso só agora.

Por isso, mostramos neste post como você pode realizar gravações de chamadas de vídeo no Google Meet ou no Zoom, de forma simples e prática. Você não precisa de aplicativos adicionais para realizar a gravação. Basta seguir algumas regras dentro de cada aplicativo.

 

 

 

Gravando uma chamada de vídeo no Google Meet

 

 

Antes de qualquer coisa, você precisa cumprir com alguns requisitos:

 

  1. Contar com uma das seguintes edições do Google Workspace: Essentials, Business Standard, Business Plus, Enterprise Essentials, Enterprise Standard, Enterprise Plus, Education Fundamentals (disponível para quem tem licença de professor) e Education Plus (disponível para quem tem licença de professor ou aluno).
  2. Você precisa ser o organizador da reunião, pertencer à mesma organização da pessoa que criou a reunião ou ser um professor, além de acessar a sua conta no Google Workspace.

 

Com esses dois requisitos cumpridos, vamos ver como você pode gravar uma chamada de vídeo no Google Meet:

 

  1. Abra o Google Meet e inicie uma chamada de vídeo, ou entre em uma que já está ativa.
  2. Toque nos três pontos verticais no canto inferior direito da tela, e selecione o item Mais Opções.
  3. Vai aparecer a função Gravar Reunião. Toque nela.
  4. Os demais participantes da reunião receberão uma notificação, indicando que a gravação começou ou encerrou.
  5. Quando a reunião acabar, toque nos três pontos verticais e escolha o item Parar Gravação. Se todos os participantes abandonarem a chamada de vídeo, a gravação é encerrada automaticamente.
  6. O arquivo final começa a ser gerado automaticamente. Aguarde o processo ser concluído para obter o arquivo de vídeo da reunião.

 

 

 

Gravar uma chamada de vídeo no Zoom

 

 

Nesse caso, basta ter uma conta Zoom Basic (gratuita) ou superior, ou o Zoom 2.0 ou superior para gravar as chamadas de vídeo. Os usuários da conta gratuita terão que salvar o arquivo de vídeo no seu PC e não na nuvem.

Dito isso, siga os passos abaixo:

 

  • Inicie sessão na sua conta do Zoom como administrador, e acesse a opção de Configurações de conta.
  • Habilite a aba de Gravação Local. Se aparecer um quadro de diálogo de verificação, escolha a opção Ativar Para Verificar a Mudança.
  • Uma vez iniciada a chamada de vídeo, só é possível gravar a reunião se você é o anfitrião da mesma, ou se o anfitrião conceder a permissão para isso.

 

 

  • No início da chamada, vários ícones na parte inferior da tela aparecem. Um deles é um círculo, e é ele que deve ser acionado para iniciar a gravação. No canto superior esquerdo, vai aparecer uma notificação indicando que uma chamada de vídeo está sendo gravada.
  • Ao final da chamada de vídeo, essa gravação será salva, ou no seu equipamento (para os planos gratuitos) – e você precisa esperar o arquivo ser gerado -, ou na nuvem (para os planos pagos).

 


Compartilhe