Gerencie as senhas salvas no seu Android

Compartilhe

Se você não quer usar um outro gestor de senhas depois que o LastPass decidiu abandonar todo mundo, saiba que o Google pode ser a solução.

O Google, e o Google Chrome, em alguns casos.

Neste post, vamos mostrar quais são as principais características e recursos do gestor de senhas do Google, e como você pode utilizá-lo a seu favor, inclusive na hora de resolver problemas que você pode vir a ter com as suas senhas cadastradas.

 

 

 

O gestor de senhas do Google

No Android, esse gestor de senhas é sincronizado com o Chrome para salvar todas as senhas do usuário, com suporte para o auto completar para acesso rápido às credenciais. De quebra, você pode verificar a solidez das senhas para evitar uma possível violação de dados.

Você pode acessar o gestor de senhas do Google online, a partir de qualquer navegador web, clicando neste link. No smartphone, você pode encontrá-lo na seguinte rota:

Ajustes > Google > Gerenciar a sua conta Google > Segurança > Gestor de senhas

 

 

 

Salvar ou não as senhas?

Você pode deixar as suas senhas salvas na conta Google para um acesso mais rápido às credenciais. Por outro lado, essas senhas podem ficar mais visíveis para outros usuários que estão usando o equipamento com você.

Pense bem sobre o que você quer da vida, e verifique qual é a opção que melhor atende as suas necessidades.

 

 

 

Como ver as senhas salvas no Android

Na mesma tela do Gestor de senhas, role a página para ver os sites que podem recordar os seus dados de acesso. Ao clicar em Ajustes, você verá os sites e apps cujo recurso foi recusado ou permitido na hora de salvar suas credenciais.

 

 

 

Habilite o início de sessão automático

Na mesma tela de configuração do gestor de senhas do Android, existe uma opção para iniciar sessão automaticamente nos sites onde você decidiu lembrar as senhas. Essas páginas vão solicitar a confirmação das senhas salvas a cada acesso.

 

 

 

E se a minha senha estiver em risco?

O Google alerta se a sua senha foi exposta por problemas de segurança, permitindo as mudanças das senhas mais débeis. Basta seguir a rota abaixo:

Ajustes > Google > Gerenciar a sua conta Google > Segurança > Gestor de senhas > Revisão de senhas

Então, modifique todas as senhas que estiverem indicadas como vulneráveis.

 

 

 

Chrome não oferece o recurso para salvar senhas

Abra o Google Chrome no seu smartphone, entre com os seus dados no site onde você quer salvar a senha e, do lado direito da barra de endereços, clique no ícone da chave para salvar a senha. Se esse ícone não aparecer, apague a senha desse site e tente o acesso novamente.

 

 

 

O site ou aplicativo não sugere senhas

Quando isso acontece, você pode acessar o gestor de senhas do Android para verificar se essa senha está armazenada ou não, ou verificar se aquele cadastro possui algum problema que precisa ser resolvido pelo usuário de outra forma.

 

 

 

Eu não lembro a minha senha

Se o seu smartphone não mostra a senha como padrão e você não lembra da mesma, basta recorrer ao Gestor de senhas do Android e tocar sobre o site ou serviço que você quer acessar. Então, toque no ícone de olho no campo de senha para ver a senha cadastrada.

Para chegar nesta tela, basta seguir a rota abaixo:

Ajustes > Google > Gerenciar a sua conta Google > Segurança > Gestor de senhas > App ou serviço


Compartilhe