Wetten.com Brasil Apostas
Home » Dicas de Downloads » Ao instalar um aplicativo fora da Play Store

Ao instalar um aplicativo fora da Play Store

Compartilhe

Não existe apenas a Google Play Store para fazer o download e a instalação de aplicativos no seu smartphone Android. Tudo bem, a loja da gigante de Mountain View é a mais confiável, mas está bem longe de ser a única opção.

Nesse post, vamos apresentar alguns cuidados que você deve ter na hora de instalar aplicativos de sites web que estão fora da Play Store. Não vamos recomendar que você não faça, mas se vai fazer, vale a pena tomar alguns cuidados considerados básicos.

 

 

 

Por que fazer o download de apps fora da Play Store?

Porque vários desenvolvedores de aplicativos decidiram não entrar na loja do Google por não concordarem com a sua política comercial. E não estou falando apenas de aplicativos suspeitos: a Epic Games distribuiu por muito tempo fora da Play Store nada menos que Fortnite, um dos jogos mais populares do mercado mobile.

Dito isso, não posso também afirmar que todos os aplicativos que estão fora da Play Store são seguros. Pelo contrário: as ameaças aumentam consideravelmente, pois as camadas de segurança impostas pelo Google simplesmente não existem.

Por isso, vale a pena você seguir as dicas desse post, e tomar todas as precauções possíveis antes de sair por aí baixando e instalando qualquer aplicativo que não está na Play Store.

 

 

 

Ative as opções necessárias

A principal mudança que você precisa fazer para instalar aplicativos que estão fora da Play Store é ativar a função que autoriza a instalação de arquivos de fontes desconhecidas no Android.

Normalmente tal recurso é solicitado quando você faz o download do arquivo .APK no seu smartphone. O próprio Android solicita essa permissão. Então, basta você autorizar, e o arquivo será instalado.

Antes da instalação, algum software antivírus (seja nativo no sistema, seja por um fornecedor de terceiros) deve verificar se aquele arquivo .APK pode representar um risco para os seus dados. Afinal de contas, você não quer receber um malware ou um software malicioso junto com esse download, certo?

 

 

 

Faça uma cópia de segurança dos seus dados

Se você vai encarar o risco de instalar um aplicativo de um site que está fora da Play Store, é mais do que sua obrigação ter uma cópia de segurança dos seus dados armazenados no dispositivo. Você não sabe o que pode acontecer com o seu smartphone após a instalação desse programa. E sempre é melhor prevenir do que remediar.

 

 

 

Faça o download de fontes confiáveis

Se você vai instalar programas que não estão na Google Play Store, ao menos faça isso de fontes confiáveis. A seguir, uma lista de sites web que oferecem esses aplicativos, e são comprovadamente seguros:

 

  • Aptoide
  • Malavida
  • Amazon App Store
  • F-Droid
  • Slide Me
  • Uptodown

Compartilhe