Como girar a tela do Windows 10 para a posição vertical

Compartilhe

Normalmente, utilizamos a tela do computador na posição horizontal. Isso vale para a tela do notebook como para o monitor externo que muitos de nós utilizamos para obter uma maior multitarefa nas mais diferentes atividades de trabalho ou estudo. Eu mesmo não consigo mais viver sem ter pelo menos um monitor na minha frente, pois isso me ajuda (e muito) na hora de produzir os meus posts.

Porém, nem todos os usuários ou profissionais de diferentes segmentos utilizam o monitor na horizontal. Para algumas tarefas mais específicas, como são os casos de programadores e profissionais de mídias digitais, ter o monitor na vertical é o ideal, já que o conteúdo que será exibido fica disponível em uma posição muito mais ajustada para aquela necessidade pontual.

O problema aqui é que nem todo mundo que precisa ter o monitor nessa orientação sabe como fazer para deixar o Windows 10 funcionando nesse modo. E é sobre isso o que quero falar neste post.

 

 

 

O passo a passo para girar a orientação de tela do Windows 10

 

Usando o teclado do computador, você deve pressionar as seguintes teclas:

1) Para retornar a tela à sua posição original, pressione simultaneamente as teclas Ctrl + Alt + setas para cima.

2) Para girar a tela 180 graus, ou seja, para girá-la verticalmente e de cabeça para baixo, pressione simultaneamente as teclas Ctrl + Alt + seta para baixo.

3) Para girar a tela 90 graus, o que significa que a margem direita atual está voltada para cima, pressione simultaneamente as teclas Ctrl + Alt + Seta para a direita.

4) Para girar a tela 270 graus, o que significa que a margem direita atual está voltada para baixo, pressione simultaneamente as teclas Ctrl + Alt + seta para a esquerda.

 

Ou seja, você não precisa recorrer a ajustes muito complexos para realizar o ajuste da posição de tela e, consequentemente, do giro da orientação da mesma no Windows 10. Basta utilizar os atalhos corretos nas teclas do teclado para fazer os ajustes que você precisa.

Além disso, o sistema operacional facilita as coisas, deixando a mesma combinação de teclas para realizar o ajuste. A única coisa que vai mudar é justamente as setas direcionais para o posicionamento desta orientação.

Porém, se ainda assim você precisa de configurações mais específicas para girar a orientação de tela do Windows 10, saiba que é possível.

 

 

 

Para girar a tela a partir das configurações do sistema

 

O passo a passo no Windows 10 consiste em clicar com o botão direito do mouse em uma área vazia da tela > Selecionar Configurações de Vídeo > Encontrar a orientação da tela e selecionar Horizontal.

Ao selecionar as propriedades do Intel Graphics, você pode escolher as opções de propriedades gráficas para seus sistemas e escolher entre 0, 90, 180 ou 270 graus de rotação.


Compartilhe