Como funciona um teste de velocidade de internet | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como funciona um teste de velocidade de internet | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como funciona um teste de velocidade de internet

Como funciona um teste de velocidade de internet

Compartilhe

Os testes de velocidade são ferramentas imprescindíveis em várias situações, mas é preciso ter uma certa dose de cuidado, pois eles podem oferecer resultados falsos. Para entender tudo isso, vamos mostrar nesse artigo como esse tipo de teste funciona, mostrando diferenças importantes nos formatos de exibição de dados.

 

 

Como funciona um teste de velocidade

É algo tão simples como realizar o download e upload de uma certa quantidade de dados à internet, contando quanto tempo é gasto para o processo. Sabendo o tamanho do arquivo, é feito o cálculo da velocidade a partir do tempo gasto para completar a operação.

Em um exemplo simples: se um arquivo de 10 MB é baixado em um segundo, a velocidade da internet é de 1 Mb/s. Porém, os testes de velocidade se expressam normalmente em Mbps, ou megabits por segundo (8 bits = 1 byte, logo, 1 Mb/s são 8 Mbps).

Ou seja, uma internet de 100 Mbps/50 Mbps (100 de download, 50 de upload) representa uma velocidade teórica máxima de 12,5 Mb/s para download e 6,25 Mb/s para upload, já que a velocidade pode ser menor por diversos fatores que veremos a seguir.

Por isso, temos que ter cuidado quando analisamos os resultados dos testes de velocidade, pois uma coisa é a velocidade real da conexão, e a outra é a velocidade teórica da mesma. Não podemos misturar as unidades de medida, pois as operadoras não oferecem os dados em Mbps, mas sim em Mb/s.

Alguns testes de velocidade vão além, incluindo medições adicionais como o atraso (ou ping) da conexão ou a estabilidade, verificando quantos pacotes de dados se perderam pelo caminho, ou se a velocidade de conexão varia muito durante os testes.

Para analisar a velocidade de sua conexão de dados móveis, leve em consideração que o processo implica em realizar o download e upload de dezenas ou centenas de megas, algo que pode cobrar um pouco caro de sua fatura se você não possui um plano de dados generoso ou ilimitado.


Compartilhe