TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como funciona o Amazon Quase Novo | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas de Compras | Como funciona o Amazon Quase Novo

Como funciona o Amazon Quase Novo

Compartilhe

A Amazon anunciou o lançamento do Amazon Quase Novo, uma nova modalidade de vendas da Amazon Brasil que repete o modelo de negócios de outros e-commerces e plataformas de vendas já consolidado em nosso mercado, apostando na venda de produtos seminovos e usados em bom estado.

Com uma economia que começa a apresentar sinais de recuperação, mas que ainda está cambaleando por causa dos problemas enfrentados nos últimos anos, apresentar alternativas para aquecer o comércio eletrônico é a saída das empresas.

E no caso do Amazon Quase Novo, a estratégia acerta em cheio no público que quer comprar os produtos, mas que não podem (ou não querem) pagar os valores cobrados por itens novos. Ou seja, o perfil de boa parte dos brasileiros.

 

O discurso institucional e os efeitos práticos

 

Além de aumentar a sua margem de lucro no comércio eletrônico (algo que não é mencionado, mas deixo claro para você porque este é o meu papel com esse blog), a Amazon destaca o seu compromisso ambiental ao apresentar a iniciativa do Amazon Quase Novo.

Dessa forma, a Amazon oferece produtos de alta qualidade a preços acessíveis com menor impacto ambiental. Esses produtos vão para outros usuários para serem utilizados no lugar do descarte precoce ou do aumento de produção de novos dispositivos.

A ideia do Amazon Quase Novo é estimular a cultura da “economia circular”, incentivando a reutilização dos dispositivos, ao mesmo tempo em que se reduz o consumo de recursos para novos gadgets e os resíduos dos produtos que não são descartados em pleno funcionamento (e, em muitos casos, da pior forma possível).

No papel, isso é bonito. Na prática, a Amazon deve ganhar muito com isso, já que não existe almoço grátis nessa vida.

 

Como vai funcionar o Amazon Quase Novo

O Amazon Quase Novo promete descontos que podem variar entre 10% e 35%. As promoções serão aplicadas a produtos usados de 14 categorias, que incluem brinquedos, celulares, informática, cozinha, eletrônicos, ferramentas, livros e videogames.

A Amazon promete que os clientes do Amazon Quase Novo vão receber a mesma experiência de compra que já estão acostumados com os produtos novos, mantendo um controle de qualidade rigoroso nos produtos seminovos que serão recolocados para venda. Para isso, vai adotar um sistema de inspeção visual, testes de funcionamento e verificações aprofundadas que vão garantir que aquele item é adequado para revenda e uso.

Os produtos disponíveis dentro do segmento Amazon Quase Novo serão divididos em quatro categorias: usado como novo, muito bom, bom e aceitável. Cada item terá uma breve descrição do seu estado geral, o que deve auxiliar na tomada de decisão dos clientes.

  • Usado – Como Novo: o item está em perfeitas condições de funcionamento. A embalagem pode apresentar pequenos sinais de desgaste, mas o item funciona perfeitamente e todos os seus acessórios essenciais estão completos.
  • Usado – Muito bom: o item está em muito bom estado e totalmente funcional. Pode ter sido pouco usado e ter pequenos sinais de uso ou marcas, ter a embalagem danificada ou ter sido reembalado. Pode não ter algum acessório não essencial.
  • Usado – Bom: O item está em boas condições e totalmente funcional. Pode apresentar desgaste devido ao uso moderado. O item pode chegar com a embalagem danificada ou ter sido reembalado e pode ter pequenos sinais de uso ou marcas, como um pequeno arranhão. O item pode não ter algum acessório essencial.
  • Usado – Aceitável: o item pode ter sinais claros de uso, mas ainda cumpre sua função principal. Pode chegar com a embalagem danificada ou ter sido reembalado. O item pode ter desgaste, marcas ou mostrar outros sinais de uso anterior, incluindo arranhões, amassados e cantos ou bordas desgastadas. O item pode não ter algum acessório, componente ou peças de reposição essenciais.

Tal e como acontece com os produtos novos, os itens vendidos pelo Amazon Quase Novo recebem a “Garantia de A a Z” da Amazon, com a mesma cobertura de Política de Devoluções que os clientes da varejista já conhecem. Ou seja, são produtos que contam co a possibilidade de devolução em até 30 dias em caso de defeito ou arrependimento.

O único “inconveniente” do Amazon Quase Novo é que (pelo menos neste primeiro momento) não há a opção de substituição dos produtos adquiridos dentro dessa categoria. O que é algo bem óbvio e lógico, já que estamos falando de produtos seminovos.

Outro motivo para que a Amazon não aceite a troca dos produtos adquiridos no Amazon Quase Novo é a simplificação dos processos de recebimento e envio de produtos nos centros de distribuição, reduzindo a burocracia e aplicando a tecnologia já existente dentro da varejista para melhorar a logística desses itens.

 

Copiando o que funciona na concorrência

No final, é a Trocafone fazendo escola.

Para quem se perguntava se a proposta da Trocafone era viável ou se a empresa era confiável, essa é a melhor resposta. A Amazon não estaria copiando o conceito na cara dura se não desse certo.

Sem falar que outras grandes varejistas e e-commerces nacionais (como Magazine Luiza e Mercadolivre) também oferecem produtos seminovos com preços menos caros para os consumidores que desejam economizar em produtos de diferentes categorias.

Logo, temos a Amazon que tenta a sua fatia desse negócio. E com o potencial logístico que a empresa de Jeff Bezos possui, não é difícil prever o sucesso do Amazon Quase Novo no mercado brasileiro.

Para saber mais sobre essa nova modalidade de compra da Amazon, visite a página oficial do Amazon Quase Novo.


Compartilhe