TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia
Como formatar por completo o disco rígido via Windows e CMD | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como formatar por completo o disco rígido via Windows e CMD

Como formatar por completo o disco rígido via Windows e CMD

Compartilhe

De tempos em tempos, precisamos formatar o disco rígido ou SSD no computador, seja para instalar novamente o Windows, seja para instalar um novo sistema operacional, ou até mesmo para transferir dados pessoais para esta unidade de armazenamento, uma vez que você comprou uma nova unidade para o sistema.

Normalmente, formatamos a unidade de armazenamento por conta de falhas na instalação do Windows, problemas na inicialização do sistema, um desempenho muito lento do PC e até a famigerada Tela Azul da Morte, entre outras anormalidades.

Pois bem, existe uma forma para formatar por completo o disco rígido, e com uma versatilidade que é muito bem vinda para os usuários mais experientes: o CMD.

Neste post, vamos mostrar como você pode formatar por completo a unidade de armazenamento a partir do Prompt de Comando do Windows ou CMD.

 

 

 

Formatando através do prompt de comando

 

Antes de formatar, é preciso tomar algumas medidas prévias para obter melhores resultados no processo. E são elementos básicos, tais como o instalador do Windows (caso o seu objetivo final seja a reinstalação do sistema operacional), cópias de segurança de tudo o que você tem de relevante e ter os drivers do equipamento em mãos ou acessíveis para complementar a instalação do sistema operacional.

Dito isso, vamos mostrar todo o processo para formatação completa do seu disco rígido ou SSD no computador, a partir do assistente de instalação do Windows:

  1. A primeira coisa que você deve fazer é iniciar a instalação normalmente, com a diferença que ao invés de selecionar Instalar você deve clicar em Reparar computador.
  2. Em seguida, escolha Solução de problemas.
  3. Logo depois de ir para Opções Avançadas.
  4. Em seguida, acesse o console de comando.
  5. Agora, um pouco de computação no modo especialista ou algo semelhante. Aqui você deve inserir vários comandos para confirmar que deseja formatar seu SSD ou disco rígido HDD. Especificamente, o formato NTFS é essencial para instalar qualquer versão do Windows.
  6. Como já estamos dentro do console de comando ou também conhecido como Prompt de Comando, é hora de digitar o seguinte e pressionar Enter: X: \ Sources> diskpart
  7. Então escreveremos DISKPART> list disk para pressionar Enter no final.

Depois de listar todos os dispositivos de armazenamento detectados no sistema, decida qual deles será formatado e digite os comandos abaixo, um após o outro, para então criar uma nova partição vazia no formato NTFS. Lembrando que você precisa digitar ENTER a cada comando digitado abaixo:

  • DISKPART> selecione o disco [digite o número do escolhido]
  • DISKPART> clean
  • DISKPART> create partition primary
  • DISKPART> select partition 1
  • DISKPART> active
  • DISKPART> format fs=NTFS

Se tudo der certo, o sistema vai começar a formatar a unidade de armazenamento. Isso pode demorar algum tempo.

No final, digite os comandos abaixo, sempre digitando ENTER após cada linha de comando:

  • DISKPART> assign
  • DISKPART> exit

 

Agora, é só instalar o Windows do zero. Vá até a BIOS, selecione qual será a unidade onde está o instalador, e o processo de instalação vai começar sem qualquer tipo de problemas ou dificuldades. E se você teve algum tipo de problema prévio na instalação do sistema operacional da Microsoft, essa é a forma mais prática de resolver.


Compartilhe