Compartilhe

A Touch Bar é uma boa sacada da Apple, mas… ela serve para alguma coisa realmente útil? Esse tema é muito discutido entre os usuários, onde encontramos defensores da barra, e detratores que entendem que ela não serve para nada, e não justifica o preço adicional.

Agora, um criativo desenvolvedor conseguiu o que era considerado impossível: fazer a Touch bar de um MacBook pro funcionar com o Windows 10.

 

 

Agora sim, a Touch Bar tem uma utilidade…

 

Um desenvolvedor do GitHub (imbushuo… esse é o nome dele) mostrou que era possível dar um outro uso na Touch Bar do MacBook Pro com Windows 10, colocando a barra de tarefas do Windows na barra touch, incluindo os ícones e acessos diretos aos aplicativos.

Assim, fica mais fácil abrir e alternar entre os diferentes apps no Windows 10, deixando tudo muito mais rápido e cômodo, além de entregar mais espaço no desktop para melhor aproveitamento da tela.

 

 

Como ele conseguiu isso?

 

O desenvolvedor explicou que a Touch Bar nada mais é do que um dispositivo USB com várias configurações. Assim, usando um controlador específico USBCCGP e uma entrada de registro, é possível mudar as configurações para que ela funcione no Windows 10. Depois disso, ele instalou outro controlador para transformar a barra touch em uma segunda tela funcional fora do macOS.

 

 

 

O desenvolvedor revelou alguns detalhes do seu procedimento no GitHub, que pode ser acessado nesse link. Fato é que a ideia é muito tentadora para quem usa o Windows 10 no MacBook Pro, mesmo que (obviamente) o procedimento não receba o apoio oficial da Apple.

Por outro lado, não podemos negar que a utilidade da Touch Bar ganha maior relevância quando mentes criativas decidem trabalhar na funcionalidade. Aumentar a flexibilidade de uso dos dispositivos de tecnologia é algo que requer criatividade e alguns toques de genialidade.

E se a Apple não consegue ser tão criativa com as suas soluções, outros podem. Especialmente se a solução vem com o Windows 10. Quem diria…


Compartilhe