Compartilhe

O Windows 95 foi ressuscitado por um desenvolvedor independente em 2018, e agora ele lança uma versão atualizada e funcional do sistema operacional da Microsoft para Windows, Linux e Mac.

O Windows 95 foi uma peça chave na evolução e desenvolvimento da informática de consumo. Já vimos o software rodando em vários dispositivos, como Apple Watch, Xbox, iPhone e até em um navegador web. Dessa vez, vamos falar de sua execução em um PC tradicional.

O Windows95 v2.0 oferece um suporte melhor para telas 4K e recebeu alguns jogos como A-10 Tank Killer, Doom, Wolfenstein 3D e Grand Prix Circuit, sem falar em alguns aplicativos do passado, incluindo o navegador Netscape 2.0. O novo software também permite a reinicialização da máquina onde está instalado.

A nova versão aumentou o seu tamanho de imagem em 200 MB, mas isso não é um problema, desde que você conte com 500 MB de espaço livre na imagem do disco virtual. Este Windows 95 para PC utiliza o Electron, framework de código aberto que permite o desenvolvimento de aplicativos gráficos de escritório utilizando componentes cliente-servidor para apps web, e toma como interface o Chromium. O Electron é utilizado em vários aplicativos modernos, como Skype, WhatsApp, Slack ou Twitch.

 

 

Como instalar o Windows 95 para PC no Windows, Mac ou Linux

 

 

Nada mais simples.

Ele funciona de forma semelhante ao de uma máquina virtual, executando dentro dos sistemas operacionais compatíveis. Basta fazer o download do software disponível no GitHub e instalar:

Windows – Setup 32 bits

Windows – Setup 64 bits

Windows – Standalone 32 bits

Windows – Standalone 64 bits

macOS –  Standalone

Linux – pacote deb 64 bits

Linux – pacote rpm 64 bits

 

Também está disponível o código fonte desse Windows 95 para PC, que é um desenvolvimento interessante para quem não teve a chance de usar no passado o sistema operacional e quer conhecer ou reviver aquela experiência. Mesmo porque, nessa vida, recordar é viver. E podemos compreender melhor o presente quando conhecemos o passado.


Compartilhe