Como exatamente funciona o modo anônimo no Google Chrome?

Compartilhe

Muitos de vocês com certeza conhecem o modo anônimo (ou modo privado, ou modo incógnito) do Google Chrome. Esse modo (na teoria, pois estamos falando do Google, se é que você me entende) nos oferece a segurança e o anonimato durante uma sessão de navegação de internet.

Você pode utilizar esse modo anônimo para as mais diferentes situações, como por exemplo para realizar pagamentos de qualquer tipo em sites não muito seguros, ou quando os seus hormônios estão mais agitados, e você quer alguma coisa para distrair sua mente e extravasar tais hormônios (se é que você me entende aqui também).

Mas… você já se perguntou como o modo anônimo realmente funciona no Chrome?

 

 

 

Como funciona o modo anônimo no (Google) Chrome?

 

 

A primeira coisa que muita gente pensa é que, ao entrar no modo anônimo, ninguém mais vai poder acompanhar o que fazemos durante a sessão de navegação, e que até o Google vai respeitar a sua privacidade. Bom, tudo isso que eu disse nas linhas anteriores estaria correto em um universo perfeito, mas não no nosso.

Mesmo em modo anônimo, o Google continua coletando os seus dados de navegação, conhecendo as pesquisas realizadas e sites visitados. A grande diferença é que esse modo não salva o seu histórico de visitas, deixando assim a sua avó bem longe das buscas que você faz para aliviar os seus hormônios.

Não só isso: outros sites também podem registrar suas atividades onlines, ou seja, Facebook e Google podem exibir publicidade sobre o Big Mac que você consultou no modo anônimo… embora o Google negue que seja assim.

Mas é só você fazer o teste, caso você não acredite no que eu estou falando.

O mais interessante do modo anônimo é que ele remove os cookies temporários das páginas visitadas, mas não impede que malwares entrem na sua máquina, ou que alguém veja as suas atividades na escola ou no seu trabalho.

Ou seja, é fundamental que você tenha em mente (especialmente se você for um administrador de rede escolar ou empresarial) que é possível ver toda a atividade no modo anônimo. Ou seja, não procure outro emprego dentro do horário de expediente e no computador da empresa do seu emprego atual, certo?

Observe também que o seu endereço de IP não está oculto, pois os sites ficam sabendo de onde você veio.

Em resumo: o modo anônimo do Google Chrome só serve para não salvar o seu histórico e só deixa as informações em formulários enquanto a janela do navegador fica aberta nesse modo.

Basicamente, é isso. E nada mais!


Compartilhe