O Amazon Echo possui uma enorme brecha de vulnerabilidade, que deixa simples o trabalho de hackers para controlar produtos IoT conectados, espiar conversas e roubar dados pessoais. E um produto que está escutando o tempo todo o ambiente pode resultar em enormes problemas de segurança e privacidade.
Não faz muito tempo que a Amazon teve problemas com um ataque hacker conta os dispositivos Alexa. A questão foi solucionada rapidamente, mas os arquivos de áudio foram utilizados para que hackers assumissem o controle dos dispositivos Amazon Echo por um bom tempo.
Muita gente compra esse tipo de dispositivo para controlar os seus lares conectados (eu mesmo tenho três), e é importante levar em consideração algumas questões para reforçar os aspectos de segurança.
Uma escuta sempre passiva
Um dispositivo Amazon Echo com Alexa está escutando o que acontece no ambiente o tempo todo, mas faz isso de forma passiva. A desculpa da Amazon para esse comportamento é fazer com que os dispositivos sejam melhores e mais precisos. Para acionar os seus comandos, é preciso utilizar a palavra-chave Alexa ou outra de sua preferência.
Em alguns casos, a Alexa é invocada mesmo quando não falamos o termo Alexa. Um estudo realizado em 2019 descobriu que quem utilizou essa palavra para invocar o assistente pode acidentalmente ativar o dispositivo com frases que começam com a letra “I” seguido de um som de “K”.
Exemplos: “I care about”, “I got something”.
Os falsos positivos da Alexa acontecem com todo mundo, e isso mostra como o dispositivo está ouvindo de forma passiva o tempo todo. E, acredite, isso é péssimo para a sua privacidade.
Então, vamos mostrar maneiras para evitar esse comportamento abusivo dos dispositivos Amazon Echo, oferecendo assim ao leitor/usuário o poder de decidir se quer ou não que a Alexa ouça o tempo todo o que acontece no ambiente de sua casa ou escritório.
Como evitar que um dispositivo Amazon Echo me escute
Antes de continuar, analise se você tem mais a perder do que ganhar com um Amazon Echo “surdo”. O bom funcionamento do produto depende disso. Se a Alexa não te ouvir, o dispositivo passa a ser praticamente um peso de papel que emite sons quando você quiser.
Por outro lado, é conveniente impedir que a Alexa ouça o que você tem a dizer, principalmente em momentos em que a conversa precisa ser mais privada. E ter a alternativa de impedir essa audição passiva é melhor do que ser obrigado a deixar o dispositivo funcionando o tempo todo do jeito que a Amazon quer.
A forma mais simples de deixar o Amazon Echo “surdo” é desligando os microfones do dispositivo, com um simples toque de botão. Vai aparecer uma luz vermelha que indica que o microfone está desligado.
Outra alternativa é apagar as gravações de voz que o seu dispositivo armazenou. Faça o seguinte:
- Entre em Ajustes.
- Acesse o item Privacidade da Alexa.
- Entre no histórico de voz e revise essas gravações. Nesse item também é possível configurar para que a Alexa não salve as futuras gravações de voz.
Três comandos de voz podem realizar esses ajustes no Echo de forma simplificada:
- “Alexa, apague o que eu acabei de dizer”
- “Alexa, apague tudo o que eu disse hoje”
- “Alexa, apague tudo o que eu disse”
Por fim, você também pode gerenciar as permissões concedidas ao dispositivo, dessa forma:
- Entre em Ajustes > Privacidade da Alexa.
- Entre em Gerenciar Permissões das Skills e mude os parâmetros de acordo com as suas necessidades.
Lembrando sempre que…
Quanto mais dados um dispositivo tiver sobre você, melhor será a experiência de uso. Por outro lado, muitos se preocupam com o controle de sua privacidade e segurança, e preferem abrir mão desse bom funcionamento.
Sempre procure usar qualquer dispositivo de tecnologia de acordo com os seus parâmetros de uso. O que a Amazon faz com a Alexa chega a ser algo abusivo, e a sua privacidade não pode entrar em xeque apenas pelo bom desempenho de um assistente virtual.
Faça com que a tecnologia trabalhe a seu favor, evitando inclusive ser escravo dos dispositivos ao seu redor.
Fica a dica.