TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como evitar que o GPS acabe com o seu pacote de dados móveis | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como evitar que o GPS acabe com o seu pacote de dados móveis

Como evitar que o GPS acabe com o seu pacote de dados móveis

Compartilhe

Um dos recursos mais utilizados pelo smartphone todos os dias é o GPS. E ele é útil não apenas para determinar o local onde você está na hora do Uber te encontrar para uma corrida. Vários outros aplicativos utilizam a funcionalidade de geolocalização para um bom funcionamento.

De jogos como Pokémon Go até aplicativos de rede social como o Instagram, o GPS tem papel importante para muitas categorias de aplicativos. Porém, ele pode produzir um efeito colateral indigesto na sua tarifa de dados.

O uso exagerado do GPS pode causar impacto negativo no consumo de dados móveis, e você precisa entender por que isso acontece para tomar providências sobre o assunto.

 

 

 

Como dar adeus ao seu pacote de dados no GPS

O GPS pode trabalhar de forma independente para estabelecer o seu posicionamento no mundo, mas isso não significa que ele não precisa de uma conexão de internet para que todos os recursos dos aplicativos de mapas funcionem corretamente.

Por exemplo, no caso de apps como Google Mapas e Waze, o consumo de dados móveis podem ser gigantescos quando o usuário precisa salvar no smartphone o mapa de um determinado local para uma navegação off-line em um longo período de tempo. No caso do iPhone, esse mesmo consumo pode ser dobrado por conta do próprio iOS, que possui características diferentes do Android.

Enquanto que no Android o consumo de dados é de 5 MB para cada 20 minutos de trajeto em navegação, o iOS pode consumir até 10 MB no mesmo tempo.

E quando o GPS não está funcionando perfeitamente, a navegação é feita pelos dados móveis. E normalmente essa alternância acontece de forma automática, e sem que o usuário fique sabendo disso. Ou melhor, ele só fica sabendo depois que a conta de dados móveis chega no final do mês.

Pode não parecer um cenário tão crítico, mas você precisa ficar atento para evitar problemas a longo prazo.

 

 

 

Tente não se preocupar muito com isso

A melhor forma para combater esse problema é realizar o download prévio dos mapas no smartphone, evitando assim o consumo de dados móveis. No Google Mapas, essa funcionalidade responde pelo nome Modo Sem Conexão ou Modo Offline, e em outros apps ela se faz presente com outros nomes.

Utilizar o Modo Sem Conexão não é algo complicado. Basta entrar no seu perfil no Google Mapas (localizado na área superior direita da interface do aplicativo), e no menu que vai aparecer, escolha o Modo Sem Conexão. Depois, toque em Selecione O Seu Próprio Mapa e escolha a área específica que deseja salvar no telefone.

Leve em consideração que, quanto maior a área a ser salva, maior será o volume de dados do mapa. Por isso, é fundamental que você realize este procedimento na sua casa, usando uma conexão WiFi.


Compartilhe