TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia O erro grosseiro que quase todo mundo comete no roteador WiFi | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | O erro grosseiro que quase todo mundo comete no roteador WiFi

O erro grosseiro que quase todo mundo comete no roteador WiFi

Compartilhe

Muita gente tem um roteador WiFi em casa porque boa parte dos brasileiros conta com internet banda larga ou 4G convertido para o formato de rede sem fio. Por isso, conhecer algumas características que podem afetar decisivamente na qualidade e segurança dos seus dados é algo fundamental para qualquer pessoa.

O roteador é um dispositivo que está conectado na internet, mesmo sendo responsável por fornecer a internet na sua casa. E isso por si é mais que suficiente para torná-lo vulnerável aos ataques de ciber criminosos. E poucos usuários prestam atenção para isso.

Neste post, vamos mostrar um erro que muitos usuários de roteadores cometem sem se dar conta disso, e como podemos corrigir essa falha de forma simples.

Falando nisso… uma pergunta…

 

 

 

Quando foi a última vez que você atualizou o seu roteador?

Muitos de nós já cometem o erro em pedir para o funcionário da operadora de internet em instalar o roteador no local menos visível possível. Atrás de móveis ou paredes, o que acaba limitando o alcance do sinal para os demais cômodos da casa.

E isso quando o roteador não é instalado próximo a outros dispositivos eletrônicos que podem causar interferências no roteador, como televisores, telefone sem fio e computadores desktop.

Porém, vamos dar ênfase neste post para um problema que é invisível para a maioria dos internautas: a ausência de atualizações do roteador. Pelo menos 88% dos usuários nunca atualizou o firmware do equipamento, o que é uma porcentagem elevadíssima de dispositivos que estão vulneráveis às ameaças cibernéticas.

E aqui, não adianta simplesmente reiniciar o roteador, algo que qualquer pessoa faz em caso de problemas com a conexão de internet. É necessário uma atualização de software completa, em um procedimento que pode ser considerado simples para qualquer pessoa, independente do nível de conhecimento.

Outro problema muito sério está na vulnerabilidade das senhas dos roteadores. Em 84% dos casos, os usuários deixam a mesma senha padrão do equipamento, sem realizar a alteração dessa informação. Ou seja, na grande maioria dos casos, a senha do equipamento é ‘admin’, e isso é um erro grosseiro.

 

 

 

O que fazer neste caso?

O óbvio: gastar algum tempo de sua vida atualizando o roteador. Ainda hoje, se possível.

Procure no site do fabricante do seu equipamento ou a sua operadora de internet para obter informações sobre o procedimento de atualização do software do roteador. Também é mais que recomendado trocar a senha do equipamento, pois você pode ter problemas de segurança na conexão a qualquer momento.

É sempre melhor prevenir do que remediar.


Compartilhe