Como evitar e eliminar e-mails promocionais no Gmail

Compartilhe

Praticamente todo mundo utiliza hoje um e-mail do Gmail, apesar de conhecer algumas pessoas mais teimosas, resistentes e conservadoras que insistem em utilizar o Outlook (com nomes de usuário que ainda estão no Hotmail) e o seu péssimo sistema de filtragem de mensagens eletrônicas. E toda essa popularidade do e-mail do Google tem benefícios e desvantagens.

Uma dessas desvantagens é encontrar dezenas de e-mails promocionais na caixa de entrada. Isso é algo comum, e todo mundo já se deparou com isso em algum momento. O problema é que tal prática está ficando cada vez comum, e o volume de mensagens é cada vez maior, o que faz com que os usuários mais desatentos acabem se vinculando com esse tipo de mensagens nas nossas caixas de entrada.

E o problema só aumenta.

Tais e-mails promocionais aparecem constantemente na nossa caixa de entrada do serviço de correio eletrônico porque normalmente realizamos o cadastro ou a inscrição a partir de portais que, em muitos dos casos, obrigam a realização de tal cadastro para oferecer acesso ao seu conteúdo. A exigência desse cadastro resulta nos usuários recebendo essas promoções, e isso irrita a muitas pessoas.

Como resolver esse problema?

Vamos mostrar algumas formas para solucionar isso nesse post.

 

 

 

Ignore a existência dos e-mails promocionais

 

Uma solução simples para esse problema que afeta a vários usuários nesse momento é simplesmente ignorar a existência dos e-mails promocionais, deixando que os mesmos se acumulem na aba de Promoções do Gmail. Aliás, as abas de categorias de mensagens é uma das melhores coisas que o serviço de e-mail do Google poderia oferecer para os seus usuários.

Porém, o efeito colateral desse procedimento é que, em algum momento, você pode receber nessa aba algum e-mail que realmente seja do seu interesse, e a mensagem pode ser perder por conta da quantidade de e-mails que você já recebeu. Sem falar que a sua memória de armazenamento do Google pode ficar saturada com tantas mensagens armazenadas.

Por isso, apresentamos outras alternativas para resolver esse problema.

 

 

 

Cancele as assinaturas nesses serviços

 

O Google permite que o usuário se desvincule das assinaturas de recebimento de mensagens promocionais a partir do próprio Gmail. Todas aquelas mensagens que o motor de inteligência artificial da gigante de Mountain View considera como promocional terá um botão que indica o cancelamento da assinatura. Ao clicar nesse item, você não mais vai receber os e-mails desse endereço.

 

 

 

Elimine as mensagens antigas

 

Este pode ser o processo mais chato, mas é necessário para se desfazer de mensagens desnecessárias. No buscador do Gmail, digite o nome ou o endereço de e-mail do remetente que você deseja eliminar as suas mensagens. Também é possível utilizar o buscador que está do lado direito da interface para realizar a busca.

Na lista de e-mails que aparece, clique no quadro que vai aparecer na parte superior esquerda, pois ele vai marcar todas as mensagens que aparece naquela página. Então, selecione o ícone de lixeira para enviar todas as mensagens para lá. Se você tem várias páginas que coincidem com a busca realizada, você pode selecionar essas páginas individualmente.

 

Com essas dicas, você se livra (um pouco) das mensagens promocionais e/ou desnecessárias que chegam na sua caixa de entrada do Gmail.


Compartilhe