Wetten.com Brasil Apostas
Home » Dicas, Truques e Macetes » Como colocar uma senha em um arquivo no Windows 10

Como colocar uma senha em um arquivo no Windows 10

Compartilhe

O Windows 10 não contam com um recurso tão essencial como a proteção de arquivos por senha. E nesse post, vamos mostrar como você pode fazer isso, tanto através de um programa de terceiros como por um método totalmente alternativo.

 

 

 

Como bloquear um arquivo com senha no Windows sem programas

 

A única forma para bloquear arquivos no Windows é colocando tudo o que deve ser protegido em uma pasta e bloqueando a pasta com uma senha. Logo, coloque todos os arquivos dentro dessa pasta e crie um documento texto plano, clicando com o botão direito sobre o fundo de tela da pasta. Dentro do documento de texto, escreva a cadeia abaixo:

cls
@ECHO OFF
title Folder Private
if EXIST “HTG Locker” goto UNLOCK
if NOT EXIST Private goto MDLOCKER
:CONFIRM
echo Are you sure you want to lock the folder(Y/N)
set/p “cho=>”
if %cho%==Y goto LOCK
if %cho%==y goto LOCK
if %cho%==n goto END
if %cho%==N goto END
echo Invalid choice.
goto CONFIRM
:LOCK
ren Private “HTG Locker”
attrib +h +s “HTG Locker”
echo Folder locked
goto End
:UNLOCK
echo Enter password to unlock folder
set/p “pass=>”
if NOT %pass%== PASSWORD_GOES_HERE goto FAIL
attrib -h -s “HTG Locker”
ren “HTG Locker” Private
echo Folder Unlocked successfully
goto End
:FAIL
echo Invalid password
goto end
:MDLOCKER
md Private
echo Private created successfully
goto End
:End

 

Você também pode fazer o download desse arquivo clicando aqui.

Com o documento aberto, basta você substituir a cadeia de texto PASSWORD_GOES_HERE pela senha de sua preferência. Serve qualquer palavra ou conjunto de palavras, desde que não tenha um espaço no termo utilizado.

Por fim, salve o arquivo no menu Arquivo > Salvar como. Na próxima janela, selecione Todos os Arquivos para salvar o documento com uma extensão .bat no seu nome. Algo como LOCKER.bat já serve.

Se tudo deu certo, o documento é salvo como um arquivo executável. Então, basta executar o arquivo LOCKER.bat que você mesmo criou, e uma pasta com o nome Private é criada automaticamente.

Dentro dessa pasta, você precisa armazenar a pasta utilizada anteriormente para reunir os arquivos que queremos ocultar. Também é possível transferir os arquivos para essa nova pasta sem passar por uma pasta secundária.

Por fim, basta executar de novo o arquivo LOCKER.bat, e agora vai aparecer uma janela perguntando se você quer bloquear o conteúdo da pasta com uma senha. Para aceitar a operação, escreva a letra Y e tecle ENTER. A pasta Private vai desaparecer do desktop, e para que o conteúdo seja acessado novamente, é preciso executar mais uma vez o arquivo .bat e digitar a senha configurada no documento original.

É claro que o método é bem fraco. Basta editar o arquivo .bat com o Bloco de Notas do Windows para saber a senha. O conselho aqui é salvar o arquivo em questão em uma pasta diferente, dificultando a sua localização.

 

 

 

Bloqueando com programas de terceiros

 

Nesse caso, o WinRAR é a melhor opção. Tá, outros programas prometem proteger arquivos com senha, mas a maioria são pagos. Já o WinRAR permite o uso mesmo depois do seu período de testes.

Depois de fazer o download e a instalação do programa, selecione o arquivo ou pasta que você quer proteger com a senha, e clique com o botão direito sobre o item em questão. Então, clique em Adicionar ao arquivo…, e selecione o formato de compressão (RAR, RAR4 ou ZIP), marcado a opção Bloquear o Arquivo. Por fim, clique sobre o botão para definir uma senha para o arquivo.

Na janela de introdução de senha, marque a opção Codificar nomes de arquivos para aumentar ainda mais a segurança. Por fim, clique em Aceitar para salvar o arquivo no formato compactado e protegido por senha.

Pelo fato de existirem alguns métodos para remover a senha de um arquivo protegido pelo WinRAR, é recomendado combinar este método com o primeiro para deixar o arquivo invisível de olhares alheios.


Compartilhe