Como escanear um código QR com o smartphone

Compartilhe

O QR code é uma tecnologia que se popularizou muito nos últimos anos, por ser uma forma fácil e divertida para acessar diferentes recursos e serviços com um simples escaneamento de uma figura com o nosso smartphone. No começo, eram mais visuais do que funcionais. Mas hoje, permitem acesso à senhas do WiFi, pagamentos em diferentes comércios, aluguel de carros e patinetes elétricos e o uso no WhatsApp Web e WhatsApp Business.

Se você quer saber como escanear um código QR de forma fácil com o seu smartphone Android ou iOS, vamos mostrar como fazer isso nesse post.

 

 

 

Escaneando um código QR com um smartphone Android

 

Para o sistema operacional do Google, existem várias opções na Play Store. Porém, nas últimas versões do Android, temos uma ferramenta única dentro do próprio sistema: se você tem o Google Assistente, terá o Google Lens e, com ele, uma ferramenta para escanear QR codes.

Simplesmente abra o Google Assistente e clique no ícone do Google Lens. Então, aponte a câmera do smartphone para o código que você deseja acessar, e pronto: vai aparecer o link para o aplicativo, página ou serviço correspondente. Se você tem um smartphone da Samsung, é possível fazer o mesmo com o assistente Bixby.

Alguns modelos de smartphones já contam com o Google Lens integrado no app da câmera. Nesse caso, o processo é o mesmo: abra o app de câmera e, no modo automático, toque no ícone do Lens que vai aparecer em algum ponto da interface da câmera, e escaneie o QR.

Já outros telefones contam com um app instalado na câmera para ler os códigos QR. Normalmente ele está escondido em algum item dentro das opções “mais” no aplicativo de câmera. Basta você procurar com atenção.

 

 

 

Escaneando um código QR no iPhone

 

Aqui, o processo é muito mais fácil. O iOS conta com alguns apps que podem reconhecer os códigos QR, mas o sistema operacional possui uma ferramenta integrada.

Tudo o que você precisa fazer para escanear um código QR com o iPhone é abrir a barra de ferramentas (o menu que ativamos a partir da parte inferior da tela) e procurar pelo ícone do QR code. Toque nesse ícone, e o aplicativo de câmera é acionado. Tudo o que você precisa fazer é focar no código que queremos escanear e, quando isso é feito, vai aparecer uma notificação que informa sobre o código escaneado.

No lugar de abrir o conteúdo do código automaticamente, o iOS exibe uma notificação solicitando que você confirme ou concedo o acesso ao link correspondente ao código QR. Realizada tal confirmação, você será redirecionado ao link de destino.

 

 

 

Conclusão

 

Como você pode ver, o processo de escaneamento de um QR no smartphone é algo realmente muito simples de ser feito. Você não precisa realizar o download ou a instalação de um aplicativo adicional para realizar tal tarefa, mas está livre para fazer isso se quiser.

Porém, tanto para o Android como para o iPhone, você já conta com ferramentas integradas para escanear os códigos QR, o que deixa a vida de muitos usuários algo muito mais prático. A não ser que você conte com necessidades muito específicas para realizar o escaneamento dos códigos, basta utilizar as soluções nativas dos respectivos sistemas operacionais, e tudo vai ficar bem.


Compartilhe