Wetten.com Brasil Apostas
Home » Áudio e Vídeo » Onde encontrar conteúdos 8K para testar em uma TV 8K

Onde encontrar conteúdos 8K para testar em uma TV 8K

Compartilhe

Ainda estamos migrando para o 4K, mas já estamos falando do 8K. E a pergunta é pertinente: onde encontrar conteúdos em 8K para testar na nossa nova (e cara) TV? Ainda não temos conteúdos com essa resolução em abundância, mas isso não quer dizer que esses conteúdos não existem.

Nesse post, vamos mostrar alguns repositórios de conteúdos em 8K. Alguns exemplos apenas, já que no momento em que esse post foi produzido, não existem plataformas de streaming de filmes e séries que oferecem conteúdos nessa resolução. Existem algumas exceções, como o filme Guardiões da Galáxia Vol. II e, ainda assim, ele é um 4K com upscalling para 8K.

 

 

 

YouTube e Vimeo

 

 

O YouTube suporta vídeos em 8K a 60 FPS desde 2015, e o Vimeo aceita o mesmo desde 2017. As duas plataformas contam com conteúdos em 8K, mas a reprodução por streaming resulta em uma discreta perda de qualidade. Além disso, não espere encontrar vídeos convencionais com essa resolução, já que a maioria do conteúdo em 8K é composta de montagens de paisagens.

Nas duas plataformas, busque pelo termo 8K footage (se clicar no link você cai direto nos resultados) ou acesse uma lista de reprodução como esta ou esta. No Vimeo, busque pela etiqueta 8K, e procure filtrar pelos resultados com mais likes.

 

 

 

A televisão japonesa

 

 

No final de 2018, a NHK lançou o canal BS8K, dedicado à transmissão de conteúdos em 8K. A estreia do canal aconteceu com a transmissão da versão remasterizada do filme 2001: Uma Odisseia no Espaço, e conta com um amplo leque de conteúdos que são transmitidos de forma periódica. Para saber mais sobre a sua programação, basta acessar o seu site oficial (tudo está em japonês, mas você pode clicar com o botão direito do mouse e acessar a opção de tradução do site).

 

 

 

O site da NASA

 

 

A NASA gravou no final de 2018 o primeiro vídeo em 8K no espaço, mostrando como é a vida na Estação Espacial Internacional. O vídeo está disponível no YouTube, mas o ideal é realizar o download do arquivo bruto direto do site da NASA para reprodução na TV. São três minutos de vídeo em um arquivo com 3 GB de dados.

 

 

 

Espere pelo PlayStation 5 e Xbox Series X

 

 

Tanto Sony como Microsoft já confirmaram que os seus novos consoles podem transmitir o sinal em 8K, mas isso não significa que todos os seus jogos serão exibidos nessa resolução nativa. Seja como for, esta é uma aposta mais a longo prazo, uma vez que teremos que esperar o lançamento dos consoles.

 

 

 

Grave o seu próprio conteúdo em 8K

 

 

Se você tem dinheiro o suficiente, pode comprar uma filmadora ou câmera de foto/vídeo que seja capaz de produzir vídeos em 8K, como a nova Canon ou (muito mais caras) as câmeras profissionais da RED. Por outro lado, alguns smartphones top de linha, como é o caso dos modelos da família Samsung Galaxy S20, que permitem a gravação de vídeos nessa resolução. Ou seja, se você tem uma TV em 8K, uma boa ideia para testar a sua nova televisão com essa enorme resolução é gravar o seu próprio conteúdo.


Compartilhe