Como enviar um e-mail confidencial via Gmail | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como enviar um e-mail confidencial via Gmail | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como enviar um e-mail confidencial via Gmail

Como enviar um e-mail confidencial via Gmail

Compartilhe

Muitas pessoas precisam enviar de tempos em tempos informações mais sensíveis pelo Gmail. Desde aquele contrato de trabalho até aquele nude esperto para o colega do escritório. Sem falar nas fotos da traição do seu marido que você recebeu do detetive (eu sinto muito, minha senhora…).

Por isso, pode ser uma boa saber como é o procedimento de envio de e-mails em modo confidencial dentro do Gmail. O Google facilitou essa solução para os mais desconfiados, e vamos mostrar neste post como você pode ativá-la para tentar proteger a sua privacidade.

Isso mesmo. Eu escrevi a palavra “tentar”.

 

 

 

Não é tão seguro quanto parece

Antes de continuar, o Google deixa claro que o recurso de modo confidencial não é algo infalível, já que nada impede o receptor em realizar capturas de tela ou fotos da mensagem recebida, o que compromete a segurança daquela informação de qualquer forma.

Sem falar que o recurso deixa brechas de segurança importantes, como a não codificação da mensagem e um código um tanto quanto débil, que permite a interceptação da mensagem por usuários mais experientes nas práticas hacking.

Para você ter uma ideia, considerando os dois fatores que mencionei no parágrafo anterior, WhatsApp, Signal e SMS são mais eficientes que o modo confidencial do Gmail para proteger de forma mais robusta essa comunicação. Sem falar em outros serviços de e-mail que são mais eficazes neste aspecto.

Porém, como eu sei que muita gente usa o Gmail e vai querer essa camada adicional de proteção, não me custa nada apresentar a alternativa para quem quiser se aproveitar dela.

 

 

 

Como funciona o modo confidencial no Gmail

Seu funcionamento é bem simples:

  1. Entre no Gmail e crie uma nova mensagem, indicando o endereço de e-mail do destinatário (obviamente).
  2. Na parte inferior da tela de redação do e-mail, é possível ver o símbolo de um cadeado e um relógio. Clique nele para ativar o modo confidencial.
  3. Vai aparecer uma janela de opções, onde você escolhe a data de caducidade do e-mail e o suporte para enviar o código de acesso. O modo mais seguro para esse envio é o SMS. Portanto, digite o número do celular do destinatário, e o código vai chegar para a outra pessoa por essa via.
  4. Então, basta o destinatário digitar o código recebido por SMS, e ela terá acesso ao e-mail recebido. Lembrando sempre que, ao ativar o modo confidencial, a outra pessoa não vai poder reenviar, copiar, imprimir ou fazer o download do e-mail. Além disso, a leitura da mensagem só pode acontecer antes da sua data de caducidade.

Depois do envio da mensagem em modo confidencial, é possível retirar o acesso do receptor à mesma. Faça isso:

  1. No Gmail, entre em e-mails enviados.
  2. Procure pela mensagem e, na parte inferior, você vai ver um botão vermelho para retirar o acesso.
  3. Ativando esse botão, o código de verificação deixa de ter validade, impedindo que a outra pessoa veja a mensagem. O acesso pode ser concedido novamente, caso você mude de ideia.

Compartilhe