Muitas pessoas precisam enviar de tempos em tempos informações mais sensíveis pelo Gmail. Desde aquele contrato de trabalho até aquele nude esperto para o colega do escritório. Sem falar nas fotos da traição do seu marido que você recebeu do detetive (eu sinto muito, minha senhora…).
Por isso, pode ser uma boa saber como é o procedimento de envio de e-mails em modo confidencial dentro do Gmail. O Google facilitou essa solução para os mais desconfiados, e vamos mostrar neste post como você pode ativá-la para tentar proteger a sua privacidade.
Isso mesmo. Eu escrevi a palavra “tentar”.
Não é tão seguro quanto parece
Antes de continuar, o Google deixa claro que o recurso de modo confidencial não é algo infalível, já que nada impede o receptor em realizar capturas de tela ou fotos da mensagem recebida, o que compromete a segurança daquela informação de qualquer forma.
Sem falar que o recurso deixa brechas de segurança importantes, como a não codificação da mensagem e um código um tanto quanto débil, que permite a interceptação da mensagem por usuários mais experientes nas práticas hacking.
Para você ter uma ideia, considerando os dois fatores que mencionei no parágrafo anterior, WhatsApp, Signal e SMS são mais eficientes que o modo confidencial do Gmail para proteger de forma mais robusta essa comunicação. Sem falar em outros serviços de e-mail que são mais eficazes neste aspecto.
Porém, como eu sei que muita gente usa o Gmail e vai querer essa camada adicional de proteção, não me custa nada apresentar a alternativa para quem quiser se aproveitar dela.
Como funciona o modo confidencial no Gmail
Seu funcionamento é bem simples:
- Entre no Gmail e crie uma nova mensagem, indicando o endereço de e-mail do destinatário (obviamente).
- Na parte inferior da tela de redação do e-mail, é possível ver o símbolo de um cadeado e um relógio. Clique nele para ativar o modo confidencial.
- Vai aparecer uma janela de opções, onde você escolhe a data de caducidade do e-mail e o suporte para enviar o código de acesso. O modo mais seguro para esse envio é o SMS. Portanto, digite o número do celular do destinatário, e o código vai chegar para a outra pessoa por essa via.
- Então, basta o destinatário digitar o código recebido por SMS, e ela terá acesso ao e-mail recebido. Lembrando sempre que, ao ativar o modo confidencial, a outra pessoa não vai poder reenviar, copiar, imprimir ou fazer o download do e-mail. Além disso, a leitura da mensagem só pode acontecer antes da sua data de caducidade.
Depois do envio da mensagem em modo confidencial, é possível retirar o acesso do receptor à mesma. Faça isso:
- No Gmail, entre em e-mails enviados.
- Procure pela mensagem e, na parte inferior, você vai ver um botão vermelho para retirar o acesso.
- Ativando esse botão, o código de verificação deixa de ter validade, impedindo que a outra pessoa veja a mensagem. O acesso pode ser concedido novamente, caso você mude de ideia.