Wetten.com Brasil Apostas
Home » Internet » Por que o logo do Gmail mudou?

Por que o logo do Gmail mudou?

Compartilhe

Muito provavelmente você já está com o novo logo do Gmail quando ler este post, e também já deve estar por dentro sobre as últimas decisões no Google neste aspecto e, por causa disso, já sabe o motivo para esta mudança de design. Porém, como a audiência do blog é rotativa e nem todo mundo está por dentro do que acontece no mundo da tecnologia, posts como este se fazem necessários.

A gigante de Mountain View decidiu adicionar uma boa porção de cores no logo do Gmail e de outros serviços dentro de sua plataforma, como Google Drive, Google Fotos, Google Calendário, entre outros. Já publicamos aqui no blog um post falando especificamente sobre essas modificações dos logos, mas muitos devem estar se perguntando: “por que o Google mudou o logo clássico do Gmail se ele estava funcionando tão bem?”.

O logo de uma empresa, produto ou serviço é algo muito importante. Ele é a identidade visual, uma marca, a referência que primeiro identifica um produto ou serviço para qualquer pessoa. E, no caso do Gmail, ajuda a fazer deste cliente de e-mail o mais popular do mercado, superando de longe o Outlook da Microsoft (e qualquer outra alternativa que tentou derrubá-lo no meio do caminho).

Bom, vamos entender o que aconteceu neste post.

 

 

 

O novo logo do Gmail, e os motivos para a mudança

 

 

Agora, a letra M do logo do Gmail é muito mais grossa, e passa a receber as quatro cores características do Google (vermelho, azul, verde e amarelo). A mudança está bem longe de ser um mero capricho estético, pois faz parte de uma estratégia de marketing relacionada com a G-Suite, a carteira de produtos da gigante de Mountain View focada na produtividade, que agora recebe o nome Google Workspace (que tem um ar mais profissional e corporativo), onde a iconografia e o esquema de cores são uma constante dentro de todos os serviços e aplicativos que fazem parte deste pacote.

Essa é a mudança mais radical no logo do Gmail promovido pelo Google desde 2013, e muitos membros dentro da comunidade de usuários da plataforma estão criticando a decisão. Uma das críticas pontuais e mais construtivas está na maior dificuldade para diferenciar os serviços, já que todos os logos estão recebendo cores muito similares. Para quem usa um smartphone com logotipos não muito grandes, é normal a confusão acontecer.

 

https://twitter.com/tumbke/status/1321369118776307713?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1321369118776307713%7Ctwgr%5Eshare_3%2Ccontainerclick_1&ref_url=https%3A%2F%2Fcomputerhoy.com%2Fnoticias%2Ftecnologia%2Fha-cambiado-logo-gmail-745325

 

O Google reforça a decisão tomada, lembrando que os seus aplicativos sempre foram lançados como ferramentas individuais, e com o passar do tempo, não só o Gmail e as outras plataformas acabaram evoluindo, como acabaram se integrando a ponto das linhas entre os aplicativos começarem a desaparecer. E o Google Workspace é a materialização dessa experiência mais conectada e flexível.

E, por isso, os logos de vários serviços do Google foram alterados, para refletir este senso de unidade. Incluindo, obviamente, o logo do Gmail.

Só o tempo pode dizer se a mudança no esquema de cores e no design dos logos dos serviços do Google foi uma decisão acertada ou não. O que sabemos nesse momento é que a identidade visual do Gmail mudou para sempre, e a forma em como olhamos para o seu logo não é mais a mesma.


Compartilhe