Como desinfetar um pacote que eu recebo em casa?

Compartilhe

Com a pandemia, as compras online dispararam, inclusive nos produtos que não são de primeira necessidade. Esse é um setor da economia que não parou com a crise. Pelo contrário: vive o seu momento de máximo apogeu. E receber pacotes de encomendas exigem da nossa parte alguns cuidados, mesmo que os entregadores (em teoria) estejam tomando suas precauções.

Deixar as encomendas na porta e cuidados com o uso de PDAs, smartphones e máquinas de cartão são algumas das recomendações para evitar o contágio. Mas isso não é o suficiente: se o seu pacote estiver contaminado, você pode entrar em contato direto com o vírus.

Para evitar problemas futuros, recomendamos as instruções desse post. Vamos diferenciar as encomendas que chegam em caixas de papelão e sacolas de papel daquelas que estão em sacolas de plástico, já que os procedimentos a serem adotados são um pouco diferentes.

 

 

 

Como desinfetar caixas de papelão

 

1) Se possível, use luvas para receber o pacote. Ao chegar em casa ou no seu apartamento, deixe o pacote no chão, sem apoiar em superfície. Abra a caixa, deixa a mesma aberta e retire os produtos.

2) Se você não usou luvas, lave as mãos. Tire os itens da caixa um por um e coloque em uma bolsa que não está contaminada (de plástico ou de tecido).

3) Descarte a caixa. Se pode sair, jogue na lixeira. Se não pode, deixe a caixa sem tocá-la por alguns dias. Se você tem garagem ou espaço externo, guarde ali. E tire a caixa em um momento posterior. Retire as luvas e higienize as mesmas.

4) A seguir, use um líquido desinfetante (água sanitária em água). Limpe todos os itens com as mãos limpas, um a um, usando um pedaço de algodão limpo e o líquido em questão. Deixe que a solução atue no produto durante pelo menos 60 minutos.

5) Tire a bolsa onde você colocou os produtos. Se for de tecido, lave a 60 graus na máquina de lavar, ou deixe em hibernação em 48 horas. Lave as mãos por 20 segundos mais uma vez, ou use o álcool em gel se lavar as mãos não são uma opção.

Depois disso, você já pode usar os produtos normalmente.

 

 

 

Como desinfetar sacolas de plástico

 

1) Repita o mesmo procedimento anterior, deixando as sacolas no chão (não apoie em nenhuma outra superfície).

2) Aqui, use diretamente o líquido desinfetante com um pedaço de pano ou algodão limpo. Deixe que a solução atue por pelo menos uma hora.

3) Depois, abra a sacola e retire os itens. Se eles estão envoltos em plástico, repita a ação de desinfecção. Também é possível usar um pano embebido em álcool.

4) Quando terminar o processo, lave as mãos por 20 segundos para cortar a cadeia de transmissão do vírus.

 

Por fim, e nos dois casos, é recomendável o uso de um líquido desinfetante dissolvido em água para limpar o piso onde o pacote esteve. Isso é importante para você não ficar pisando e compartilhando o vírus por toda a sua casa. Especialmente se você tem crianças pequenas em casa ou bebês que estão na idade de engatinhar.


Compartilhe