Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como descobrir se o seu roteador WiFi está limitando a velocidade de sua internet

Como descobrir se o seu roteador WiFi está limitando a velocidade de sua internet

Compartilhe

Ter uma internet lenta em casa é algo irritante. Afinal de contas, você está lá, jogado no sofá, tentando fazer a maratona do Drive to Survive na Netflix (que é de lei), e a conexão da rede sem fio não permite que isso aconteça.

Um dos possíveis culpados para essa experiência limitante de internet pode ser o seu roteador. O que é algo bem lógico para se dizer, pois é ele quem fornece a conexão sem fio para todos os dispositivos disponíveis na sua residência.

Vamos mostrar neste post como você pode identificar problemas no roteador e resolver cada uma das anormalidades que podem afetar o desempenho de sua internet sem fio.

 

Comece por um teste de velocidade

É o velho ditado: se você quer encontrar a solução, é preciso identificar a existência do problema.

Faça um teste de velocidade para identificar se você está usando a internet dentro dos padrões contratados com a operadora que oferece o serviço de internet banda larga fixa em sua casa.

Lembrando que a maioria das velocidades anunciadas pelos provedores de serviço são VELOCIDADES MÁXIMAS. Ou seja, o seu desempenho real pode ficar um pouco abaixo do que o contratado.

Por outro lado, usar uma velocidade muito abaixo do contratado é um claro sinal de que algum problema mais sério está acontecendo. E estamos aqui para solucionar isso.

 

Verifique o firmware do roteador

Um dos motivos para uma internet sem fio mais lenta pode ser um firmware de roteador desatualizado. E essas atualizações são necessárias para garantir o melhor desempenho possível na sua conexão.

Verifique se não é esse o seu caso. Cada fabricante de roteador tem um procedimento padrão para a atualização do firmware a partir do navegador web de sua preferência. Consulte as informações técnicas do fabricante do hardware disponível e siga as instruções.

 

Verifique se o roteador possui algum problema físico

Existe a possibilidade de alguns componentes do seu roteador apresentar alguns problemas físicos. Algo pouco provável nos modelos mais recentes, mas muito frequente em equipamentos antigos fornecidos pelas operadoras.

Portas Ethernet danificadas ou conectores do cabo coaxial e/ou de fibra ótica podem prejudicar de forma sensível a velocidade de conexão da internet sem fio. Dê uma boa inspecionada neste aspecto, e se detectar alguma anormalidade, tome providências sobre o assunto.

Consertar o roteador não vale muito a pena. Você pode optar por comprar um segundo roteador para se conectar ao primeiro, ou solicitar a troca do equipamento na operadora de internet.

 

Verifique a banda de internet que você está se conectando

A maioria dos roteadores disponíveis no mercado nesse momento trabalham em modo dual band. Ou seja, eles suportam as frequências de 2.4 GHz e 5 GHz.

A possível lentidão da conexão WiFi pode acontecer porque o seu equipamento está conectado em uma rede de 2.4 GHz, que tem um alcance maior, mas é mais lenta por natureza.

Logo, para aumentar a velocidade, você precisa conectar o seu smartphone ou tablet nas redes de 5 GHz. Por outro lado, verifique o local de sua residência que você está para acessar a internet nessa frequência, pois a sua melhor qualidade está diretamente atrelada à distância que você se encontra do equipamento.

Ou seja, quanto mais próximo do roteador, melhor será a qualidade do sinal WiFi, e consequentemente, maior será a sua velocidade de conexão.


Compartilhe