A Apple afirma que o Apple Watch Series 9 entrega “a inovação que move todas as outras”. Bom, que o produto vai mover uma boa grana dos cartões de crédito dos usuários, isso é fato. Mas… eu me pergunto: onde está a grande inovação aqui?
Para manter a sua liderança no segmento de smartwatches, a Apple aposta mais nas mudanças internas do que nas externas no Apple Watch Series 9. E eu nem julgo a empresa dessa vez pelo excesso de continuísmo neste caso. É bem menos pior do que o trabalho porco que ela fez no iPhone 14.
Como eu estou aqui para lançar a luz sobre as principais novidades do dispositivo, vou começar a minha missiva eletrônica dizendo o seguinte: um novo processador não basta para me convencer, dona Apple.
Novo processador S9 SiP
O Apple Watch Series 9 tem mais diferenças internas do que externas, e a principal mudança neste sentido está no processador S9 SiP, que é obviamente mais potente do que o chip presente no Series 8.
Mas… se pergunte se realmente vale a pena pagar a mais por causa dessa potência maior.
Bom, entendo que o único argumento que defende a compra do Apple Watch Series 9 em função do processador não seja exatamente o melhor desempenho ou a melhor gestão de bateria, mas sim o gesto de duplo toque com os dedos, no melhor estilo Harry Potter suburbano.
E não sou eu que estou inventando isso. A própria Apple fala que o novo recurso é “mágico”.
O novo gesto de dois toques
A Apple, sempre exagerada no seu marketing, define os dois toques do Apple Watch Series 9 como “magia sem um estalar de dedos”. Mas devo admitir que isso oferece praticidade no uso do produto.
Com o comando de dois toques, no lugar de você interagir diretamente com a tela, você dá dois toques unindo os dedos polegar e indicador. Dessa forma, você aciona um comando personalizado ou uma interação no dispositivo, como pausar/reproduzir a música, atender uma chamada, parar o timer, responder uma mensagem e outras funções.
Ao que tudo indica, mesmo sendo uma funcionalidade de software, o recurso depende do novo processador S9 SiP para funcionar.
E esse é o principal diferencial do Apple Watch Series 9 para o modelo da geração anterior.
A partir de agora, só melhorias. Nada de inovações ou diferenciais.
O que mais o Apple Watch Series 9 tem de diferente?
Uma tela com brilho de até 2.000 nits, o que pode sim fazer a diferença para esportistas ou pessoas que gostam de um dia de sol no lugar de ficar jogando Fortnite trancado no quarto.
Além disso, um novo recurso de busca precisa do Apple Watch exibe a distância entre o relógio e o iPhone com maior precisão, e o watchOS 10 vem com novos recursos e funcionalidades que, em sua enorme maioria, estarão disponíveis no Apple Watch Series 8.
Os recursos de saúde e conectividade também foram melhorados, e o novo sistema operacional também abre um leque para o uso de forma ampla de aplicativos para diferentes atividades, como conversas por mensagem de texto, player de música, carteira digital via Apple Pay e outras funcionalidades.
O primeiro produto Apple neutro em carbono
Não é exatamente uma funcionalidade, mas é algo que muitos estão se importando diante de tantas alterações climáticas.
O Apple Watch Series 9 é o primeiro produto da Apple neutro em carbono na sua combinação caixa e pulseira. Tudo bem, ele ainda vem em uma caixa de papel com manuais que poderiam estar disponíveis em formato digital (e tudo isso torna a empresa meio hipócrita), mas é uma forma de agregar valor ao produto.
Apple Watch Series 9: vale a pena?
Com preço inicial sugerido no Brasil de R$ 4.999, o Apple Watch Series 9 assume o legado do modelo da geração anterior custando um pouco mais caro, mas agregando um novo processador e os gestos em duplo toque.
Se você realmente entende que precisa disso na vida pois corre o risco de parar de viver sem os dois toques, eu nem vou me esforçar muito: vai lá e compra o Apple Watch Series 9.
Agora, se você está preocupado se ainda vai comer cinco refeições por dia ou se quer manter o estilo de vida atual sem perder um rim, não custa nada lembrar ao amigo ou amiga que o Apple Watch SE ainda existe, e tem preço inicial sugerido no Brasil de R$ 3.299. E isso, porque só estou olhando para os valores na página da Apple.
Eu posso imaginar o quão menos caro esses relógios podem custar em outros varejistas.
Não quero aqui dizer que o Apple Watch Series 9 é sistematicamente ruim. Ele não é. Acho ele até bem interessante para a sua proposta.
Mas ele é caro demais para o meu bolso. E muito provavelmente será para o seu bolso também.
Faça as perguntas internas com sabedoria. Eu sei que você vai tomar a melhor decisão (para o seu bolso, principalmente).