Como descobrir se o seu IP é público, e como você pode alterá-lo | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia
Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como descobrir se o seu IP é público, e como você pode alterá-lo

Como descobrir se o seu IP é público, e como você pode alterá-lo

Compartilhe

O seu endereço de IP (Internet Protocol, ou Protocolo de Internet) é o número de cada dispositivo conectado na rede mundial de computadores. É como o RG ou CPF do seu computador, tablet, smartphone ou roteador.

É ele que faz com que todos os sites e serviços web saibam que é você que está acessando os conteúdos. Além disso, o IP identifica roteadores e redes que também estão acessando esses sites.

Em via de regra, acessamos a internet através de IPs públicos e, em vários casos, essa configuração pode impedir que você tenha acesso a determinados conteúdos nacionais ou internacionais.

Neste post, mostramos como você pode identificar o tipo de IP que você possui, e realizar a alteração dessa informação para facilitar o acesso a determinados conteúdos.

 

 

 

Como identificar o seu IP público?

 

 

O seu IP pode ser fixo, ou seja, você pode usar o mesmo IP o tempo todo, como uma espécie de endereço único. Porém, na maioria dos casos, temos IPs dinâmicos, que podem mudar a cada vez que você reinicializa o roteador em sua casa (por exemplo).

Independente de qual caso a sua conexão se encaixa, é muito simples descobrir qual é o IP de sua conexão. Existem vários sites onde você pode obter essa informação, de forma bem simples.

Basta acessar o site What’s My IP, ou fazer uma busca rápida na internet com esse mesmo termo, e você terá uma ampla lista de sites que podem exibir essa informação sobre a sua conexão de internet.

 

 

 

Como mudar o seu IP púbico?

 

 

O procedimento é mais fácil do que se imagina, e exige poucos passos por parte do usuário. Qualquer pessoa, independente do seu nível de habilidade com informática e tecnologia, pode realizar tal procedimento:

 

  1. Feche todas as janelas do seu navegador (e todos os navegadores que você usa).
  2. Desligue o roteador e ligue-o novamente após alguns minutos; Se o roteador for interno a algum computador, reinicie este equipamento.
  3. Quando você se reconectar à Internet, verifique se o seu IP público mudou.

 

Se a dica acima não funcionar, significa que você tem um IP fixo. Neste caso, você pode usar um VPN para resolver a questão (o Opera e outros navegadores web oferecem este recurso de forma integrada no software).

Dessa forma, você usa um servidor externo que oculta o IP público e, na prática, você terá outro IP para navegar pelos sites e serviços conectados.

Também vale a pena tentar uma configuração de proxy, que vai atuar como intermediário entre as conexões de um cliente (usuário com computador conectado à internet) e um servidor de destino (página web, site ou serviço online).

Assim, o IP público permanece inalterado, mas os sites e serviços que você vai visitar vão identificar o IP do proxy ao qual você está conectado, e vai liberar o acesso ao conteúdo sem maiores problemas.


Compartilhe