Compartilhe

Não são poucos que hoje contam com um tablet Samsung, uma vez que esse fabricante entregou dispositivos versáteis e muito úteis para profissionais criativos e profissionais. E um dos cuidados que os usuários precisam ter é no cuidado de suas baterias.

A One UI introduziu recentemente uma opção que é muito importante para os tablets da Samsung, o “Proteger a Bateria”. Tal e como o seu nome deixa bem claro, o recurso permite que o usuário prolongue a vida útil desse componente, limitando a capacidade máxima de recarga do mesmo em 85%.

Esse ajuste de recarga é feito de forma automática, e sem qualquer tipo de intervenção por parte do usuário. Basta ativar a funcionalidade na One UI, e o software da Samsung vai se encarregar de todo o resto.

A bateria é um dos componentes mais importantes de qualquer dispositivo de tecnologia, e é também um dos mais frágeis e sujeitos a problemas. Se você submete a bateria ao estresse a cada recarga (especialmente quando utilizamos um carregador com recurso de recarga rápida), é providencial proteger o item para prolongar a sua vida útil.

Evitar que a bateria se descarregue por completo é uma das recomendações mais mencionadas nos sites especializados e até pela própria Samsung, mas é igualmente importante evitar (na medida do possível) evitar a recarga rápida e que a carga alcance constantemente os 100% de sua capacidade.

Por isso, a Samsung incluiu esse mecanismo automático de proteção da bateria que vale a pena você conhecer e ativá-lo, caso você esteja acostumado a utilizar o seu tablet constantemente.

 

 

 

Como ativar a função de proteção à bateria nos tablets Samsung

 

Limitar a recarga para não degradar a bateria em excesso é o tipo de conselho que nem sempre é simples de ser cumprido. Alguns aplicativos podem avisar quando você chegou aos 85% de recarga de bateria. Mesmo assim, o sistema operacional ainda consegue enxergar que a bateria não alcançou os 100% de carga. É esse conveniente que a Samsung quer contornar com a nova função implementada nos seus tablets.

Para ativar o modo de proteção de bateria no seu tablet Samsung, você deve contar com a One UI na sua versão 1.1 ou superior. Depois, siga os passos abaixo:

 

1) Abra os ajustes do seu tablet e entre nas opções de manutenção do dispositivo.

2) Vá em Bateria > Carregar.

3) Você vai ver a opção de proteção de bateria. Ative esse item e reinicie o seu tablet.

4) Como medida adicional, desative o recurso de recarga rápida para reduzir ainda mais essa degradação. Se algum dia você precisar recarregar a bateria mais rapidamente, pode ativar o item normalmente.

 

Após a reinicialização do seu tablet de Samsung, o contador será restaurado para a nova condição, que é: mesmo que o indicador mostre na tela 100% de bateria, ela só terá carregado 85%. Assim, você não vai recarregar a bateria por completo, aumentando a vida útil do item.

É claro que esse recurso tem o seu inconveniente: a autonomia de bateria do tablet vai cair, pois vão faltar 15% de margem que o One UI utiliza como proteção para ativar o ajuste. Mas é melhor isso do que ter uma bateria que vai perder essa capacidade mais cedo do que o desejado.


Compartilhe