Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como descobrir quais são os locais mais populares de uma cidade com a ajuda do Instagram

Como descobrir quais são os locais mais populares de uma cidade com a ajuda do Instagram

Compartilhe

O Google Mapas não é a única maneira para se descobrir quantas pessoas existem em uma cidade ou estado. O Instagram é outra ferramenta que pode indicar como está a densidade populacional de uma região.

Tudo bem, estou usando termos um pouco técnicos e não estamos falando de uma ciência exata nos números registrados pela rede social de fotos e vídeos. Mas pelo menos podemos ter uma ideia das áreas onde existem mais pessoas (ou usuários do Instagram), e isso pode ser útil de alguma forma para diferentes finalidades.

Se você quer saber em quais cidades brasileiras vale mais a pena apostar na publicidade que você pretende investir, veja como detectar quais são os locais mais povoados do Brasil com a ajuda do Instagram.

 

Aprendendo a utilizar o mapa do Instagram

O Instagram possui um mapa próprio que a grande maioria dos seus usuários simplesmente ignora a sua existência. É ele quem pode indicar quais são as regiões de um país que contam com um número maior de usuários do serviço e, dessa forma, ajudar a determinar onde vale mais a pena investir o seu tempo e suas publicações para alcançar uma maior visibilidade.

Para acessar o mapa dentro do Instagram, basta abrir o aplicativo de rede social de fotos e vídeos e recorrer ao seu Buscador. Feito isso, procure nessa barra de busca a imagem de localização ou o mapa que você vai ver no canto superior direito. Toque nesse ícone, e o mapa do aplicativo vai abrir.

Resumindo os passos que precisam ser dados para acessar esse mapa dentro do Instagram:

  1. Abra o aplicativo do Instagram no seu smartphone
  2. Clique na lupa no menu abaixo
  3. Clique no ícone do mapa no canto superior direito
  4. Interaja com seu conteúdo

Agora, você vai ver as informações mais relevantes sobre a região que você vai selecionar no mapa, como cafés, restaurantes, hotéis, locais turísticos, bares, parques e jardins. Esse é um recurso muito útil para turistas que desejam uma maior agilidade na hora de descobrir algum lugar bacana para se visitar em uma cidade que é visitada durante uma viagem.

Você pode navegar pelos resultados apresentados pelo Instagram de acordo com a sua conveniência, ou até mesmo pesquisar em qualquer uma das categorias para ver quais são os resultados ou conteúdos que vão aparecer para você, sempre considerando o local que você escolheu no mapa.

 

As zonas mais concorridas através do mapa do Instagram

Agora que você descobriu que o Instagram possui um mapa interno para oferecer sugestões de locais interessantes, chegou a hora de descobrir como identificar quais são as áreas com mais pessoas ou usuários da plataforma.

É bem simples: nas áreas onde existem mais pessoas, sempre vai ter mais postagens de fotos e vídeos, publicações de stories e outros conteúdos. Nessas regiões, é possível ver um círculo colorido ao redor de um ponto turístico ou localização específica. E isso significa que este é um local mais movimentado.

Se você clicar em uma área específica e selecionar o item de pesquisa nessa área, outros resultados ainda mais precisos sobre a região vão aparecer. E você nem precisa estar naquele local pesquisado para saber mais sobre os pontos mais interessantes da região.

Além disso, as publicações de outras pessoas no território que você selecionou no mapa serão exibidas, pois dessa forma você poderá interagir com todos esses dados, sempre de acordo com os seus temas de interesse.

Você pode obter mais informações sobre aquele local (como chegar, imagens e vídeos, mais informações, compartilhar local etc.) simplesmente tocando sobre ele e selecionando o item correspondente. Ou pode simplesmente abrir a localização da região no Google Mapas para se deslocar até lá de carro, a pé, de bicicleta, de transporte público ou da sua forma preferida para o deslocamento.

De quebra, ainda pode obter informações de contato com o estabelecimento ou administração do local e até mesmo enviar uma mensagem direta via Instagram para eliminar eventuais dúvidas.

E é assim que você consegue se deslocar melhor nas cidades e até descobrir onde deve investir melhor o seu dinheiro de publicidade no Instagram em função da densidade populacional ou fluxo de pessoas em um local turístico. A maioria dos usuários certamente saberão tirar proveito do recurso para não mais se perderem durante as viagens de turismo.


Compartilhe