TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Os “vilões ocultos” da recarga rápida | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Os “vilões ocultos” da recarga rápida

Os “vilões ocultos” da recarga rápida

Compartilhe

Um dos motivos para você investir dinheiro em um caro smartphone é o recurso de recarga rápida de bateria. Se você não pode ter dois ou mais dias de uso do telefone longe da tomada, que ao menos você consiga recarregar a bateria no menor tempo possível.

O problema é quando esse recurso para de funcionar no momento que você mais precisa. Aqueles poucos minutos da hora do almoço não são suficientes para garantir que o telefone vai funcionar até o final do dia.

Então, você pensa o seguinte…

“O meu telefone tem o recurso de recarga rápida de bateria e, nesse exato momento, essa função não estão funcionando: o que está acontecendo?”.

 

Um vilão improvável

Antes de continuar, é importante lembrar que nem tudo o que acontece de ruim com o seu smartphone é culpa sua ou do dispositivo. E eu sei que os dois são os culpados na maioria dos casos. Mas não em todos os casos.

Em algumas situações, os problemas no smartphone acontecem por uma somatória de fatores (prováveis ou improváveis) que eventualmente podem ocorrer com qualquer dispositivo, de qualquer fabricante e com qualquer pessoa.

Esses eventos são mais comuns do que podemos imaginar, e podem ser resolvidos de forma bem simples. O problema é que poucos veículos de tecnologia falam sobre esses chamados “vilões improváveis” que aparecem de tempos em tempos por conta dessas anormalidades.

Saber detectar quando esses problemas pontuais acontecem pode ser o grande segredo do sucesso para resolver os problemas que aparecem nos smartphones, inclusive neste caso da dificuldade da recarga rápida.

É claro que, em primeira instância, recomendamos que o usuário verifique como está o status de configuração do recurso de recarga rápida no próprio dispositivo, pois é possível que algum recurso seja alterado pelo próprio usuário sem saber, ou por conta de alguma variação técnica ou aumento de temperatura momentânea do dispositivo.

Mas neste caso, vamos mostrar dois dos “vilões improváveis” que podem afetar o modo de recarga rápida da bateria do smartphone. E, se você observar para esses dois elementos, pode eventualmente resolver o problema de forma bem simples.

 

O cabo não é compatível

Em muitas ocasiões, o problema na recarga rápida da bateria do smartphone está em um cabo compatível com o recurso no telefone.

Isso é algo até normal e comum. Não são todos os cabos que são compatíveis com carregadores rápidos, e alguns acessórios oferecem um desempenho melhor que outros. Eu mesmo tive que comprar recentemente um cabo que envia a energia a 100W (máximo) para carregar um notebook que tem carregador de 65W.

Vale a pena verificar também se o cabo que você possui não está quebrado ou danificado, pois isso também pode interferir no bom funcionamento do recurso de recarga rápida. Aliás, quando isso acontece, muito provavelmente o smartphone nem consegue ser recarregado.

Outro fator importante nessa equação é que o processo de recarga rápida vai variar de acordo com o modelo de smartphone que você possui. Um processo de recarga a 33W não é o mesmo que um dispositivo que carrega a 120W. Ou seja, os tempos de recarga normalmente vão variar de telefone para telefone.

Por fim, vale a pena verificar se o conector do cabo de recarga está sujo ou obstruído por algum elemento, e se o acessório está funcionando perfeitamente com outro carregador. Lembrando sempre que, dependendo das especificações do cabo, a velocidade não será a mesma que aquela entregue pelos acessórios originais.

 

O case também pode ser o culpado

Outro motivo para a recarga rápida não funcionar no smartphone está no case que você coloca para proteger o dispositivo. Esse acessório pode impedir que o cabo de recarga se conecte na porta USB-C de forma adequada, interferindo na transmissão de energia para a bateria.

O case também pode impedir que os carregadores sem fio ou por indução entreguem a máxima velocidade de recarga para o dispositivo. Já aconteceu algumas vezes aqui em casa com o meu Samsung Galaxy S21 Ultra.

Por isso, vale a pena experimentar remover o case que protege o telefone e testar se a velocidade de recarga da bateria volta ao normal. Muito provavelmente o desempenho do processo de recarga será aquele que você encontrou no primeiro dia de uso do dispositivo.

Lembrando sempre que, ao retirar o case, certifique-se que o seu telefone está em um local seguro e estável para o procedimento de recarga, já que o dispositivo agora está mais suscetível a quedas.


Compartilhe