Como desbloquear a largura de banda de internet no Windows 10

Compartilhe

Se você realmente precisa de 100% da largura de banda de internet para acelerar os seus downloads no Windows 10, você chegou ao post certo.

Os motivos para querer isso no seu computador são os mais diversos, e não vamos entrar no cerne da questão. Mas antes de passar a dica para quem quer fazer aquele download de arquivo gigantesco em um menor tempo, é importante explicar por que a Microsoft limita esse recurso no Windows 10, e como você precisa ser responsável antes de habilitar essa funcionalidade.

 

 

 

Por que a Microsoft limita a largura de banda no Windows 10?

 

 

Isso está diretamente relacionado com o pacote de qualidade do serviço (QoS) da Microsoft. O programador de pacotes limita a largura de banda em 80% para evitar que piratas informáticos tenham um acesso facilitado ao sistema. Logo, manipular esses valores é algo sério, e não deve ser feito por um usuário que não sabe o que está fazendo.

O registro de sistema do Windows é algo muito sério, e não deve ser feito por qualquer pessoa a qualquer momento. É preciso saber o mínimo sobre o assunto. Caso contrário, seu computador pode virar um grande e caro peso de papel.

Se tudo der errado, a única alternativa é reinstalar o Windows 10 e correr o risco de perder tudo. Logo, faça uma cópia de segurança do arquivo de registro do sistema e crie um ponto de restauração válido antes de alterar esse registro.

Se a sua produtividade depende da máxima largura de banda possível, vale a pena fazer os ajustes indicados neste post. Agora, se você é um usuário comum, é melhor deixar tudo do jeito que está no seu PC.

 

 

 

Como modificar a largura de banda de internet no Windows 10

 

Siga os passos abaixo:

 

  1. Na barra de pesquisa do Windows 10 escrevemos “gpedit.msc” (sem aspas) e escolhemos a primeira opção (ícone de rolagem).
  2. Agora uma caixa de diálogo chamada “Editor de política de grupo local” é aberta.
  3. No lado esquerdo, encontramos “Configuração do computador” e depois “Modelos administrativos”.
  4. Dentro deste último encontramos a opção “Rede” e à direita procuramos “Agendador de pacotes QoS e clique duas vezes.
  5. Agora outro menu se abre com outras opções e escolhemos “Limitar largura de banda reservável”.
  6. Vemos que uma nova caixa de diálogo se abre, porque aqui devemos ativar a caixa “Ativado” e definir o limite de banda%. Neste caso, deixe em 0, para que não haja limites e clique em “Aplicar”.

 

Por fim, reforçamos que essa é uma modificação que só deve ser feita se for estritamente necessária. Para a maioria dos usuários que só quer navegar na internet, visitar redes sociais, ler e-mails e outras atividades banais, não há motivos para mudar qualquer configuração no registro do Windows 10.


Compartilhe