Compartilhe

Quando o seu computador está lento, você perde tempo, energia e paciência. Nesse momento, o sentimento que nasce dento de você é de jogar o PC no lixo, da forma mais violenta possível. Mas saiba que você não está sozinho, e nesse post oferecemos algumas dicas que podem ser úteis para sanar o problema.

Uma pesquisa realizada com 2.000 usuários concluiu que eles levam em média um minuto para perder a paciência com um computador lento ou congelado. E isso é algo que metade de todos os usuários de computadores experimentam semanalmente ou diariamente.

Nesse post, oferecemos alguns conselhos para realizar um ‘upgrade’ no computador de forma bem simples, e com custo zero.

 

 

Reinicie o computador

Se você deixa o computador ligado o tempo todo, você pode criar tempos de resposta mais lentos com o passar do tempo. Reiniciar o computador fecha os aplicativos em execução no segundo plano e apaga a memória cache, além de instalar atualizações e correções pendentes.

 

 

Muitos aplicativos e abas abertas

O navegador web consome valiosos recursos de RAM, inclusive quando não interagimos diretamente com ele. Vale a pena fechar as abas do navegador de internet que não são utilizadas, para devolver um melhor desempenho ao equipamento como um todo.

 

 

Substituir o HD pelo SSD

Discos rígidos ou HDs utilizam pratos giratórios e cabeças magnéticas para ler os dados armazenados. Quanto mais dados recebe a unidade, o mecanismo precisa trabalhar mais para encontrar dados específicos, o que deixa o processo mais lento. Sem falar nas partes móveis pequenas que podem falhar ou que prejudicam o desempenho.

Já um SSD usa memória flash para armazenar os dados, elimina as partes móveis e diminui o tempo para acessar os dados. Pode realizar tarefas diárias seis vezes mais rápido que um HD. São mais eficientes no consumo de energia e podem ser utilizados por mais tempo.

 

 

Libere o espaço de armazenamento

Se o seu disco rígido (HD, e não SSD) está quase cheio, libere espaço eliminando aplicativos que você não usa. Se você já fez isso, mas o disco ainda tem menos de 20% de espaço disponível, é hora de trocar para um SSD.

 

 

Verifique se o HD está danificado ou fragmentado

Os HD podem ficar danificados por uma série de fatores, incluindo o desligamento abrupto ou repentino. É recomendado verificar se o disco rígido está danificado; se aparecer uma mensagem de erro no fim da verificação, é preciso atualizar a unidade.

 

 

Atualização da RAM

Trocar a RAM é ideal para melhorar a capacidade de resposta, executar aplicativos mais rápido e realizar múltiplas tarefas com facilidade, já que quase todas as operações do computador dependem da memória.

 

 

Sistema operacional obsoleto

A atualização ativa dos aplicativos em um sistema ou o próprio sistema operacional pode ser o culpado. Incluir melhoras de software e ter um melhor desempenho acaba consumindo mais recursos do sistema, e ter um hardware que acompanhe tudo isso é importante.

 

Mas se o tempo de carga de alguns caracteres nos processadores de texto é elevado, se você não consegue abrir novas abas no navegador rapidamente ou se a reprodução de vídeos fica cortada ou congelada, as dicas desse post podem ajudar a renovar o seu computador em ‘modo express’.

Tente tudo isso antes de realizar um novo investimento.


Compartilhe