Compartilhe

Além de contar com uma rede WiFi particular, alguns roteadores e operadores também permitem criar uma conexão secundária, que pode ser ativada e desativada de forma independente. Ela pode ser utilizada quando você receber convidados em casa, para que você não informe as credenciais reais do seu WiFi, permitindo a desconexão de outros dispositivos para que os mesmos não sigam utilizando a sua rede de internet.

Cada operadora pode oferecer um roteador com interfaces diferentes, sem falar nos roteadores de terceiros que você pode ter adquirido separadamente. Por isso, vamos tentar explicar como fazer da melhor forma possível, em passos que são semelhantes para a maioria dos dispositivos.

 

 

Criando uma rede WiFi para convidados

A primeira coisa que você precisa fazer é acessar a configuração do seu roteador. Para isso, digite os endereços de IP 192.168.1.1 e 192.168.0.1, e digite ENTER. Esses são os dois IPs de acesso mais utilizados, mas outros podem estar disponíveis, basta digitar o comando ipconfig no Prompt de Comando no Windows (ou console do Windows). Normalmente o nome de usuário e a senha são admin, 1234 ou users. Se nenhuma dessas opções funcionarem, veja a etiqueta no verso do roteador, pois tais informações costumam ficar ali. Ou pergunte para o seu provedor de internet.

Uma vez dentro das configurações do seu WiFi, já é possível criar uma conta para convidados. O próximo passo depende do modelo do roteador. Em alguns casos, é preciso ir em Wireless > Advanced e procurar o item que adiciona o WiFi Guest ou Virtual Access Point. Outas vezes tal item estará bem visível e pode ser acessado diretamente no menu principal de opções do roteador.

Uma vez dentro da opção para criar uma rede WiFi para convidados, é possível que a sua operadora tenha gerado um nome padrão, mas você pode criar um nome e uma senha específica para os convidados. Se esse é um tipo de acesso que será desativado depois, você pode inclusive deixar a força da senha mais fraca para facilitar a digitação.

Também é importante diferenciar ao máximo o nome do WiFi para que os convidados saibam qual é a rede que eles devem acessar. Em alguns roteadores, é possível inclusive limitar a velocidade dessa rede WiFi para convidados, para não interferir na velocidade de sua rede principal. Em outros casos, também é possível encontrar outras opções, como limitar o tempo da rede, para desconectar o dispositivo depois de algumas horas de atividade.

Em todo o caso, aqui está o princípio da posição que essa opção pode ter. Tudo pode variar dependendo da posição do roteador e da sua operadora de internet. Algumas chegam a desabilitar a opção, ou permite a ativação via aplicativo para smartphone. Logo, tenha um pouco de paciência, e se essa opção não aparecer logo de cara, entre em contato com a sua operadora de internet e descubra se a mesma está disponível.


Compartilhe