Como criar uma rede WiFi para convidados em sua casa

Compartilhe

Ter uma rede de WiFi exclusiva para os convidados na sua casa é uma forma de deixar claro para os visitantes que você entende o suficiente de informática e tecnologia para compreender a importância desse tipo de rede na sua residência, além de dar um toque de modernidade e até exclusividade para esses usuários.

Nesse post, mostramos tudo o que você precisa saber para montar a sua rede WiFi para convidados, mantendo a sua conexão pessoal separada para você e os seus dispositivos. Não é um procedimento muito difícil de se realizar, desde que você siga com atenção os passos corretos do procedimento.

 

 

 

O que é uma rede WiFi para convidados?

 

 

É uma extensão de nossa conexão Wi-Fi que é estabelecida como uma rede sem fio secundária e que pode funcionar de forma totalmente independente. Isso é muito importante, pois significa que o visitante da sua casa pode usar da sua conexão na internet, porém:

1) Ele não está conectado à nossa rede Wi-Fi principal.
2) Ele trabalha de forma independente e tem seus próprios recursos atribuídos.
3) Ele tem um nome de rede e uma senha separados.
4) Ela pode ter configurações diferentes de nossa rede principal.

 

Dessa forma, essa rede de convidados pode ter características diferentes da rede principal. Como, por exemplo:

1) Estabelecer limitações de tempo, como a criação de uma rede de convidados com acesso bloqueado pela manhã.

2) Também podemos impedir o acesso a certas páginas da web criando uma lista negra. Podemos modificar esta lista a qualquer momento.

3) Podemos limitar a largura de banda disponível para a rede de convidados, de modo que o impacto disso no desempenho de nossa rede principal acabe sendo mínimo.

4) Podemos deixar esta rede oculta, onde apenas o convidado terá acesso, e não outros usuários e dispositivos que estão procurando esta rede na região.

 

 

 

Como criar uma rede de convidados

 

 

Agora que sabemos a utilidade desse tipo de rede, estamos prontos para ver as etapas que devemos seguir para criar uma rede de convidados. Lembre-se de que o processo pode variar um pouco dependendo do roteador que você usa, mas de qualquer forma o processo não vai além dos passos indicados a seguir.

1) Entre na interface do nosso roteador. Para fazer isso, acesse no seu navegador da web e entre no endereço “http://192.168.0.1/”.

2) Entre com o seu nome de usuário e senha, e procure pela opção “criar rede para convidados”. Geralmente está localizado na seção de configurações avançadas de WLAN (Wi-Fi). Se você não consegue encontrar esse item, procure por opções como “ponto de acesso” ou “rede para convidados” (considere também procurar por esses termos em inglês).

3) Assim que encontrar a opção correspondente, basta escolher o nome e a senha para essa rede de convidados, e pronto: a nova rede está criada.

4) Lembre-se de que nem todos os roteadores oferecem as mesmas opções de personalização para uma rede de convidado, mas você pode alterá-las a qualquer momento sem ter que recriar essa rede.

 

Para deletar uma rede de convidados, basta voltar às configurações do roteador e deletar a rede criada.


Compartilhe