TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Monte um lar inteligente gastando pouco dinheiro | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Monte um lar inteligente gastando pouco dinheiro

Monte um lar inteligente gastando pouco dinheiro

Compartilhe

Acredite, eu faço o que for possível para pagar pouco nas compras dos meus gadgets. Economia é comigo mesmo. E quando decidi deixar o meu apartamento um pouco mais inteligente, procurei fazer isso pagando o mínimo possível.

Neste post, vou passar algumas dicas que podem valer a pena para quem quer montar a sua casa inteligente, mas não quer gastar um rio de dinheiro para isso. Você não precisa investir muito para automatizar alguns eletrodomésticos e lâmpadas. Mesmo porque a domótica barateou com o passar do tempo.

 

 

 

Quanto custa deixar a minha casa inteligente?

 

Depende do dinheiro que você vai investir, além de vários fatores envolvidos nas escolhas para deixar a sua casa inteligente. Se é só para controlar lâmpadas e eletrodomésticos, o investimento é relativamente baixo. Se você quer um sistema de música integral, o preço vai inflacionar de forma considerável.

Tenha em mente qual é o grau de automatização que você quer, pois isso é determinante no valor que você vai gastar. O investimento final do processo vai depender de muitos fatores, e neste post vamos apresentar algumas soluções práticas, eficientes, de baixo custo e acessíveis para todos.

 

 

 

O que preciso para ter uma casa inteligente?

 

 

Alguns requisitos são imprescindíveis para ter uma casa inteligente.

Ter uma conexão WiFi eficiente é fundamental, com um roteador que pode suportar várias conexões. Também é importante ter um assistente de voz, que pode ser utilizado a partir do smartphone, de telas inteligentes e alto-falantes inteligentes, que vão ajudar a controlar os dispositivos.

Por fim, é fundamental saber quais são os gadgets conectados na sua casa. Lâmpadas, robôs aspiradores, termostatos, câmeras de segurança, tomadas inteligentes, etc. Neste post, vamos mostrar um kit básico para você começar a montar a sua casa inteligente.

 

 

 

Por onde começar?

 

A lista abaixo mostra os dispositivos mais básicos para começar a montar a sua casa inteligente. Tudo começa por esses itens.

 

 

 

Google Nest Mini

 

 

É a opção mais barata de alto-falante inteligente e perfeita para trabalhar com os serviços do Google. Tem qualidade de som aceitável, mas conta como grande ponto forte a presença do Google Assistente para controlar os dispositivos da sua casa.

 

 

 

Echo Dot (Alexa)

 

 

A opção da Amazon não pode ser ignorada de forma alguma. O dispositivo foi renovado recentemente, e é perfeito para controlar as suas lâmpadas, o termostato de sua casa, ou fazer o seu robô aspirador funcionar. Sua qualidade de áudio é ótima, e seus quatro microfones permitem que você seja entendido mesmo quando o ambiente está barulhento. Fique atento nas promoções da Amazon, pois seu preço tende a despencar em algumas épocas do ano.

 

 

 

Lâmpadas inteligentes

 

 

Normalmente é o primeiro dispositivo inteligente que compramos para trabalhar com os alto-falantes inteligentes. Com elas, podemos criar rotinas, apagar e acender a luz por comandos de voz, mudar a cor das lâmpadas e mudar a intensidade das mesmas, dependendo da hora do dia.

 

 

 

Tomadas inteligentes

 

 

É a melhor forma para você transformar produtos “burros” em inteligentes sem grandes dificuldades. Com tomadas inteligentes, você pode controlar cafeteiras, panelas elétricas, sanduicheiras e vários outros dispositivos. Seja pelo comando de voz ou para programar o funcionamento automático diário, é uma ótima solução para deixar a sua rotina ainda mais prática.

 

 

 

Vai completando o seu ecossistema inteligente aos poucos

Os produtos que mencionei neste post são os mais baratos para deixar a sua casa inteligente. Com um baixo orçamento, criatividade e os dispositivos adequados, você pode domotizar a sua casa sem maiores problemas. Com o passar do tempo, você vai completando o seu ecossistema com outros dispositivos. É só se planejar para isso e deixar a sua mente encontrar as melhores soluções.


Compartilhe