Como corrigir a lentidão das redes WiFi com truques simples

Compartilhe

A conexão WiFi pode ser uma solução e um grande problema, especialmente se se esta é uma conexão lenta. E os problemas podem se manifestar de várias formas, como queda enorme e repentina de velocidade, quedas em horas específicas e outros sintomas.

Tais sintomas podem representar duas coisas:

1. Intrusos na sua rede;
2. Equipamento infectado com malware.

Os problemas também podem ser gerados pelo seu provedor de internet ou em falha ocasional da infraestrutura que depende da sua conexão web. Nesse caso, você só pode esperar o problema ser resolvido pelo servidor.

Porém, nas situações que podem ser resolvidas por você, apresentamos nesse post algumas soluções que podem ser aplicadas para resolver o problema de falha de conexão WiFi lenta de forma simples e em poucos minutos.

 

 

Verifique o estado de sua conexão

A forma mais simples de comprovar o estado de sua conexão de internet é realizar um teste de velocidade. Se você sentir atrasos durante o processo, com picos muito marcados ou em testes de download ou upload com resultados insatisfatórios ou com registros de velocidade anormalmente baixos, o mais provável é que você tem um problema de conexão vinculado ao seu provedor. Na pior das hipóteses, ligue para o provedor, e se prepare para uma solução mais demorada para o problema.

 

 

Conexão WiFi lenta e apps em segundo plano

Um dos passos mais simples, e um dos mais úteis. Para localizar aplicativos em segundo plano que podem estar consumindo largura de banda, abra o Administrador de Tarefas do Windows 10 e vá até a aba Processos. Ali, você vê todos os processos ativos, e verá o consumo de recursos dos mesmos. Aqueles que registram um maior uso da rede são aqueles que precisam ser fechados.

 

 

Faça uma análise de malware

Para resolver esse problema, você pode fazer uma análise de segurança com o Windows Defender do Windows 10, que é de graça e melhorou de foma notável nos últimos anos, se transformando em um malware efetivo e confiável.

Para executar o Windows Defender, basta fazer um duplo clique no ícone de segurança do Windows, entrar em Proteção contra Vírus e Ameaças, selecionar as opções de análises e escolher a análise completa.

 

 

Intrusos podem deixar a sua conexão WiFi mais lenta

Jamis se sinta confiante o suficiente para deixar a sua rede aberta, achando que ninguém vai querer conectar nela, ou porque você tem poucos vizinhos. Troque a sua senha do WiFi e oculte o nome da rede para garantir a saúde da mesma.

Para mudar as configurações da rede WiFi, entre nos ajustes do roteador (digite 192.168.0.1 no navegador e nossos dados de login e senha) e veja quais dispositivos estão conectados.

Se você detectar intrusos, basta mudar a senha do WiFi e pronto. E para melhorar a segurança e evitar que o cenário se repita, você pode mudar e ocultar o nome da rede. Simples, e muito eficiente.

 

 

Conexão WiFi lenta provocada pelo entorno

Tudo ao seu redor pode afetar a sua rede WiFi, e o mais recomendável é colocar o seu roteador no centro da casa, ligeiramente elevado, longe de outros eletrônicos e fontes de bloqueio importantes.

Mudar a posição de roteador e orientar corretamente as antenas do mesmo pode ajudar a melhorar em grande média o alcance do sinal, sua intensidade e as velocidades de upload e download.


Compartilhe