As melhores alternativas gratuitas ao Microsoft Word

Compartilhe

Se você procura alternativas reais ao Microsoft Word e não quer colocar a mão no bolso por isso, saiba que existem várias ferramentas e processadores de texto com custo zero, permitindo que você trabalhe nos seus documentos com a mesma facilidade que a solução da Microsoft.

Certamente você já deve conhecer as mais populares, e esse post é especialmente para aqueles que não conhece essas opções. Vamos então fazer uma revisão para aquelas alternativas que não são muito conhecidas do grande público, mas que recebem opções e recursos bem interessantes.

 

 

 

As melhores alternativas gratuitas ao Microsoft Word

 

1) Hemingway: editor simples e prático, que não permite a inserção de imagens ou outros elementos, mas permite a edição e a formatação do texto. Também possui contador de palavras e indica o tempo de leitura.

2) PageFour: pensado nos novelistas, oferece todas as ferramentas para escrever e organizar a escrita. Possui um sistema de hierarquia para organizar os textos que são armazenados em RTF, permitindo assim o uso em outros editores. Possui sistema de edição inteligente para identificar palavras ou frases a serem revisadas, configurando diferentes dinâmicas para salvar arquivos e cópias de segurança.

3) Focus Writer: editor minimalista para uma escrita sem distrações, mas com várias opções. Comece a escrever, e se você precisa de algumas opções de formato, basta posicionar o ponteiro do mouse sobre a margem superior. Suas ferramentas facilitam o trabalho com textos longos, e você pode estabelecer objetivos diários, com metas para palavras ou tempo de escrita. Compatível com Windows, Mac e Linux.

4) Draft: excelente opção de editor de texto para trabalhos colaborativos. Você pode escrever o documento ou post em qualquer formato, e seu sistema de revisão permite a consulta de versões anteriores do texto. Quando várias pessoas trabalham em um documento, é possível ver em tempo real as mudanças feitas por cada integrante. E é compatível com outros serviços, como Evernote, Google Drive ou Dropbox.

5) Thinkfree: editor online simples, mas com as funções necessárias para criar qualquer tipo de documento. Oferece a maioria das funções do Word ou do Google Docs e permite o download do arquivo em PDF ou DOCX.

6) Write-box: mais um editor online simples e minimalista, focado nos textos e deixando de lado as distrações visuais. Possui contador de linhas, palavras e caracteres, tem recurso de auto save e permite o envio de arquivos em formato TXT para o Dropbox e Google Drive.

7) Shaxpir: possui uma versão gratuita que permite a escrita e organização de nossos documentos de forma simples, com opções de formatação, busca e organização por hierarquia.

8) WordGraph: processador de texto que segue a mesma dinâmica do Word, com interface e série de recursos muito conhecidos.

9) Jarte: editor baseado no WordPad que conta com todas as ferramentas de formato e edição necessárias para criar documentos profissionais.

10) AbleWord: processador de texto completo para trabalhar com documentos nos formatos PDF, HTML, RTF, TXT, entre outros.

11) Open Live Writer: aplicativo de código aberto que serve como editor de blog, mas pode ser utilizado para escrever qualquer tipo de conteúdo, uma vez que conta com todas as funções de um processador de texto tradicional.


Compartilhe