Wetten.com Brasil Apostas
Home » Dicas, Truques e Macetes » Como controlar o volume do microfone para as chamadas de vídeo no Windows 10

Como controlar o volume do microfone para as chamadas de vídeo no Windows 10

Compartilhe

É claro que você fez mais chamadas de vídeo em 2020, e pelos motivos que todos já sabem quais são. Logo, saber lidar com essa via de comunicação vai permitir que a sua conversa seja mais agradável e produtiva.

Ter uma boa luminosidade ou usar fones de ouvido com cancelamento de ruído não bastam para ter uma boa qualidade na chamada de vídeo. Gerenciar corretamente o microfone para que a sua voz chegue de forma alta e clara para as outras pessoas é algo fundamental.

O Windows 10 permite o controle do microfone de forma simples, com a modulação da qualidade e até a inclusão de microfones externos. Vamos ver neste post como você pode configurar melhor esse elemento no seu computador e, dessa forma, melhorar de forma considerável a qualidade das suas chamadas de vídeo.

 

 

 

Como configurar os ajustes do microfone no Windows 10

 

Os ajustes de som e do microfone no Windows 10 está dentro das demais configurações do sistema operacional. Para alcançar a janela de Configurações, você tem vários caminhos a escolher. Ou seja, até mesmo quem nunca utilizou esse recurso terá facilidades para encontrá-lo.

A primeira via de acesso é a mais direta, pressionando as teclas Windows + I ao mesmo tempo. Você também pode acessar as Configurações clicando no botão do menu Iniciar e clicar no ícone da engrenagem, ou procurar pelas Configurações na barra de buscas do menu Iniciar. Opções não faltam. Escolha a sua.

Dentro de Configurações, vamos ao passo a passo para ajustar o microfone dentro do Windows 10:

 

1) Uma vez dentro da tela de Configurações, clique no item Sistema e, depois em Som. Aqui estão os ajustes dos alto-falantes e dos microfones.

2) Caso você conte com vários elementos conectados no computador referentes ao áudio e ao microfone, uma lista deslizável vai aparecer. Escolha qual é o hardware que você quer configurar a partir dessa lista.

3) Clicando em Administrar dispositivos de som, você vai acessar todas as propriedades do microfone que você selecionou para ajustar as configurações, assim como as características dos demais dispositivos disponíveis no PC. Na barra de volume, você pode ajustar o nível para que você seja ouvido com mais força.

 

Aqui, é preciso levar em consideração que ter mais volume nem sempre significa entregar uma maior qualidade de som. Subir o volume no máximo para que a outra pessoa escute melhor a sua voz pode resultar em distorções excessivas, e isso vai piorar a qualidade final do áudio que você está enviando no lugar de melhorar.

Para quem está em dúvida sobre a qualidade do áudio do microfone em uma chamada de vídeo após as mudanças, você pode clicar no botão de testes que está debaixo do nível de volume desses ajustes. Se o teste indicar que o volume está em 100% quando você está falando em um volume considerado normal (falar sem gritar), isso significa que o volume final que vai chegar para os demais usuários na chamada será alto demais. Nesse caso, você deve reduzir o volume e testar novamente o nível de áudio em reprodução.

E é isso. Não é difícil fazer os ajustes do microfone para melhorar a qualidade das suas chamadas de vídeo no Windows 10. Basta você dedicar um tempo para ajustar essas funcionalidades no seu computador.


Compartilhe