Wetten.com Brasil Apostas
Home » Dicas, Truques e Macetes » Como aumentar o desempenho do Android reduzindo as animações

Como aumentar o desempenho do Android reduzindo as animações

Compartilhe

Não chega a ser uma novidade para os usuários mais experientes do Android, mas como a audiência do blog é rotativa e tem muitos usuários novos desse sistema operacional (com muitas pessoas recebendo novos smartphones nesse final de ano), vale a pena revisar essa dica, pois pode ser de interesse de muitos usuários.

Muitos de nós nos preocupamos com o desempenho do smartphone, e com o passar do tempo é inevitável ver a queda de performance do nosso dispositivo com o passar do tempo. As novas versões do sistema operacional acabam exigindo mais do hardware, aplicativos mais exigentes e muitos apps no dispositivo vão comprometendo o desempenho geral do mesmo.

A boa notícia é que tem um pequeno truque que pode entregar um pouco mais de desempenho ao smartphone: basta dar um alívio para algumas tarefas gráficas do dispositivo.

Ter um smartphone Android com animações de tela é algo bem legal, mas elas podem comprometer o desempenho geral de dispositivos com especificações mais básicas ou interfaces visuais não muito otimizadas. Logo, vamos mostrar como você pode reduzir ou eliminar essas animações para obter esse melhor desempenho geral no telefone.

 

 

 

Reduza ou elimine as animações do sistema

 

 

As animações do sistema no Android podem prejudicar o desempenho do dispositivo, mesmo que de forma discreta. E nos dispositivos com um hardware mais restrito, essa limitação é maior. Logo, o ideal é que você desative por completo as animações do sistema.

Isso é possível em qualquer telefone Android, e o procedimento é simples e rápido. Porém, exige a habilitação do modo de desenvolvedor, que está presente em todos os telefones do sistema operacional do Google. A ideia aqui é remover as animações para que elas deixem de ser um fator de influência no desempenho geral do smartphone.

 

 

 

Como desativar estas animações?

 

 

Vamos primeiro ativar o modo de desenvolvedor do Android. Sem ele, nada é possível. Lembrando que a mudança nas animações do sistema operacional podem ter implicações em alguns aplicativos, limitando algumas funcionalidades em casos praticamente residuais. Com o passar do tempo, as animações estão influenciando cada vez menos o software do telefone.

Vamos ao processo:

Acesse as configurações do seu celular
Vá para «Sistema»
Insira as “informações do telefone”
Clique sete vezes em “número de compilação”
Agora você é um desenvolvedor
Nas mesmas configurações, encontraremos as opções do desenvolvedor, dependendo do fabricante, elas podem ser encontradas nas configurações avançadas

 

Agora, dentro dessas opções do desenvolvedor, devemos deslizar o menu para fazer o seguinte:

Acesse a seção de design
Clique em “Escala da animação da janela”, “Escala da animação da transição” e “Escala da duração da animação”
Na janela pop-up, clique em «Animação desativada»

 

Por padrão, o sistema operacional Android deve manter ativo algum tipo de animação, de modo que a sua desativação se faça necessária para que o desempenho do dispositivo melhore, algo que você vai notar logo de cara, principalmente nos dispositivos que já estão com um desempenho muito limitado pelo tempo de uso ou pelas suas especificações técnicas.

Com esse procedimento, seu dispositivo ganha uma sobrevida que ajuda a oferecer um desempenho um pouco mais fluído, principalmente nas transições quando você se desloca nas telas do sistema.


Compartilhe