Como colocar capas nos livros transferidos de um Kindle para outro

Compartilhe

Eu comprei um Kindle Paperwhite no Amazon Prime Day, e se você caiu nesse post, é possível que você também tenha adquirido uma unidade do dispositivo. Ou de qualquer Kindle disponível na maior varejista do mundo. O que se explica pelos preços excelentes desses leitores.

E agora que você recebeu o novo gadget, descobriu que os livros que você já baixou não transferiu as suas capas. No lugar, só tem um texto genérico.

Sem alarmes. Isso é algo normal. E existe uma maneira para solucionar o problema. E vamos mostrar como fazer isso neste post.

 

 

 

Transferir os livros para outro Kindle e carregar as capas

 

Para o truque dar certo, tudo o que você precisa é do buscador de imagens do Google e o programa Calibre, muito conhecido entre os usuários do Kindle. Esse software é gratuito e compatível com Windows, Linux e macOS. Faça o download desse programa no seu site web oficial.

Depois de instalar o programa, basta abrir o software com o Kindle conectado no computador para continuar. Siga os passos das configurações (que são bem simples) e, depois de tudo pronto, feche o Calibre e desconecte o leitor de livros eletrônicos do computador.

Antes de realizar o procedimento, faça o backup de todos os seus livros em uma pasta específica do computador, para deixar todo o processo mais fácil.

 

 

 

Preparando a troca das capas

 

 

O Calibre pode organizar e editar os dados de todos os livros eletrônicos disponíveis em uma localização específica. De um modo geral, os passos são esses:

1) Sem conectar o Kindle ainda, abra o Calibre, clique no botão superior esquerdo de “Adicionar livros” e designe a pasta ou diretório específico onde você salvou tudo.

2) O Calibre carregará a lista de todos os livros digitais.

3) Clicamos no livro que queremos editar. Uma prévia com uma capa será exibida. 4) Clicamos com o botão direito na capa e escolhemos “Excluir capa”.

5) Agora abrimos o motor de busca de imagens Google e procuramos a capa do livro em tamanho grande. Basta colocar o título e o autor para obter os resultados.

6) Escolhemos a capa do nosso interesse, clicamos com o botão direito na imagem e escolhemos a opção “copiar”

7) Voltamos ao Calibre, no espaço onde estava a capa, clicamos com o botão direito e depois na opção colar.

 

Com isso, nosso e-book passará a ter uma capa de boa resolução.

Agora é hora de convertê-lo para um formato que permite que você mostre a capa no Kindle, mesmo se você tiver comprado o livro fora da loja da Amazon.

 

 

 

Converter e transferir a capa do livro

 

 

1) Na lista de livros, clicamos com o botão direito do mouse sobre o título daquele que acabamos de modificar em sua capa e escolhemos a opção “Converter livros” -> Converter separadamente.

2) Ele irá carregar uma janela com todas as opções de configuração. Mas os dois principais estão na primeira instância. No canto superior direito na opção “Formato de saída”, clicamos e escolhemos “AZW3”.

3) A seguir, nessa mesma janela, marcamos a opção “Usar capa do arquivo fonte”.
Em seguida, vamos para a guia “Processamento heurístico” e vemos que a opção “ativar” está marcada.

4) É importante que na seção “Configurações da página”, a opção “Kindle Paperwhite” ou o modelo do dispositivo para o qual enviaremos o livro seja escolhido. Em seguida, clicamos em “OK” no canto inferior direito.

5) O livro será convertido para o formato AZW3 e será mostrado na capa que agora temos o livro em seu formato original e no novo.

6) Agora, conectamos o Kindle, fechamos ou ignoramos todas as janelas do navegador que carregam. Tudo será feito a partir do Calibre.

7) Clicamos com o botão direito no livro que manipulamos. Escolhemos a opção “Send to Device” -> “Send specific format to …” -> “Main Memory”.

8) Lá, veremos uma lista perguntando por qual formato, escolhemos AZW3 e clicamos em “OK”.

9) Com isso, o livro será transferido para o Kindle. Ao final da tarefa, clicamos no botão “Dispositivo” no canto superior direito e escolhemos a opção de ejetar.

 

E pronto! Quando você abrir o seu leitor de livros eletrônicos, verá que aquele livro transferido conta com uma capa. Se você tem dezenas de livros, pode substituir as capas e depois migrá-los em lotes.


Compartilhe