Compartilhe

Se tem uma coisa que me irrita é receber no celular aquelas ligações de números que não estão na minha agenda de contatos, que normalmente me telefonam nos horários mais indesejados, para desligar a chamada logo depois que eu atendo a ligação.

O problema pode ser ainda pior quando estamos passando por casos de assédio ou ameaça por parte de delinquentes virtuais, seja pelas chamadas de voz ou mensagens de texto. E é direito do usuário tomar alguma providência para tentar impedir que isso aconteça conosco.

A boa notícia é que o sistema operacional Android conta com mecanismos para barrar determinadas ameaças por essa via, bloqueando uma chamada realizada por pessoas desconhecidas ou fora de nossa agenda de contatos. E nesse post, mostramos como você pode realizar essa configuração de forma bem simples.

 

 

 

Como bloquear ou desbloquear um número de telefone no WhatsApp

 

O blog do Google possui algumas dicas de segurança que podem ser adotadas no seu smartphone Android. São recursos simples que podem ser aplicados nos dispositivos de usuários de diferentes níveis.

Se você não quer receber ligações de um número de telefone em específico, é possível bloquear só esse número e seguir recebendo ligações dos demais. Quando esse número de telefone tentar entrar em contato com você, o dispositivo vai recusar a chamada automaticamente.

 

 

Bloquear um número

 

1) Abra o aplicativo de telefone do smartphone.
2) Toque em Mais e em Histórico de chamadas recentes.
3) Toque em uma chamada do número que você deseja bloquear.
4) Toque em Bloquear / marcar como spam.

Uma dica importante para os usuários que usam o Visual Voicemail: se esse recurso estiver ativo, os remetentes bloqueados não poderão deixar mensagens de voz na sua caixa de recados. Porém, o ideal mesmo é você retirar da sua linha esse recurso diretamente com a operadora, pois nos dias de hoje ele não serve de muita coisa.

 

 

Bloquear números desconhecidos

 

1) Abra o aplicativo de telefone do smartphone.
2) Toque em Mais.
3) Toque em Configurações e em Números bloqueados.
4) Ative Números desconhecidos.

Essa configuração realiza o bloqueio de chamados de chamadas vindas de números privados ou que não são identificados pelo seu dispositivo. Você vai continuar a receber as chamadas de números de telefone que não estão armazenados nos seus contatos, de modo que você vai precisar recorrer a outro software para bloquear os números que estão fora de sua agenda.

 

 

Desbloquear um número

 

1) Abra o aplicativo de telefone do smartphone.
2) Toque em Mais.
3) Toque em Configurações e em Números bloqueados.
4) Ao lado do número que deseja desbloquear, toque em Excluir e, depois em, Desbloquear.

 

É importante lembrar que nenhuma das chamadas que você recebeu do número durante o período em que o mesmo ficou bloqueado vai aparecer no seu histórico de chamadas, evitando que você veja o quanto esse número perturbou durante o período de bloqueio.

Também vale a pena enfatizar que o usuário bloqueado também não pode enviar mensagens de SMS para você, mas nada impede que você possa seguir recebendo mensagens de texto daquele número via WhatsApp e Telegram. Ou seja, você vai precisar bloquear esse mesmo número nas respectivas plataformas.

 

 

Via Google Blog


Compartilhe