Compartilhe

A Microsoft segue avançando com a evolução do Windows 10, apesar de alguns problemas que os updates estão entregando para os computadores de alguns usuários de tempos em tempos, resultando assim na volta da famigerada “Tela Azul da Morte”, que muitos de nós acreditávamos que estava mais que esquecida.

E o sinônimo de avançar na evolução de um software é poder integrar novas funcionalidades e recursos de tempos em tempos. E, nesse sentido, não podemos reclamar. A Microsoft está sempre adicionando novidades no Windows 10. Algumas dessas novidades são cosméticas ou pensadas apenas na promoção do sistema operacional, mas outras que são descobertas com o passar do tempo merecem ser compartilhadas.

Uma das novidades pouco conhecidas da grande maioria dos usuários do Windows 10 é o “Pacote de Experiência de Funções”. E nesse post, vamos mostrar como ele pode melhorar um pouco mais a sua experiência de uso com o sistema operacional.

 

 

 

O que é o Pacote de Experiência de Funções do Windows 10

 

 

O Pacote de Experiência de Funções do Windows 10 pode ser encontrado na aba de Configurações. Ela serve para instalar uma série de funcionalidades que não estão ativas como padrão no sistema operacional, que só estariam disponíveis dentro da loja do Windows ou através de outras vias que não são tão acessíveis para a maioria dos usuários comuns.

Para descobrir se esse recurso está disponível na sua instalação do Windows 10, vá em Configurações > Sistema, e clique em Sobre. Na próxima tela, a aba Experiência deve aparecer, ao lado dos dados de informações gerais do seu equipamento, como por exemplo a versão do Windows que você está utilizando naquele computador.

 

 

De forma oficial, a Microsoft nunca explicou (e segue não explicando) qual é a real finalidade dessa guia (a empresa se recusa a comentar o assunto com os veículos de tecnologia que a procura questionando sobre o mesmo). A única coisa que se sabe é que esse segmento foi adicionado no Windows 10 2004 (May 2020 Update), e ficou ali, em silêncio, sem chamar atenção.

Tal segmento pode incluir funções adicionais que podem ser instaladas no Windows 10 a partir da Microsoft Store em um futuro próximo. Não há indícios sobre os tipos de funções que serão implementadas, mas considerando que todos os aplicativos viriam da Microsoft Store, temos aqui uma porta aberta para um leque de possibilidades que é generoso.

Outra teoria levantada pelos veículos de tecnologia é que o recurso está especialmente voltado para o futuro Windows 10X, cujo desenvolvimento continua e que os primeiros aplicativos especificamente pensados para ele estão a caminho. Partindo desse princípio, está aberta a possibilidade para a Microsoft limitar o uso do recurso em função do dispositivo onde o sistema operacional está instalado, uma vez que essas funções podem ou não ser aquelas consideradas como padrão do sistema.

 

 

De qualquer forma, vamos ter que esperar pelas atualizações futuras do Windows 10 para que o conceito seja revelado na íntegra. O denominado Pacote de Experiência de Funções pode ser uma ótima pista para indicar quais são os planos futuros da Microsoft.

Vamos dar tempo ao tempo, que é melhor para todos.

 

 

Via How-to Geek


Compartilhe