Como bloquear chamadas telefônicas no Android

Compartilhe

Acho que desde sempre temos que lidar com as famigeradas chamadas telefônicas indesejadas. Nos telefones fixos, isso já era um problema, o que estimulou a compra de identificadores de chamadas. Depois, na primeira geração de celulares, não havia uma forma eficiente para evitar essas chamadas. Por fim, nos últimos anos, o problema persiste nos smartphones.

E, convenhamos: chamadas telefônicas indesejadas são simplesmente irritantes.

São chamadas de âmbito comercial, com sistemas automáticos de financeiras, cobrança, serviços de TV por assinatura e telefonia móvel e outros tipos de produtos e serviços. E são empresas que não respeitam os direitos dos seus clientes em potencial, além de governos e órgãos reguladores que não resolvem o problema de forma definitiva, principalmente no caso da publicidade indesejada.

Sem falar nos casos de fraudes e assédio telefônico, que são mais frequentes do que se imagina e merecem outro tipo de tratamento, como a denúncia direta para a polícia.
Bom… se as autoridades não fazem nada e as empresas não se tocam em como isso é irritante, vamos nós mesmos fazer alguma coisa.

 

 

 

Como evitar receber chamadas telefônicas indesejadas no Android

 

A partir do Android 6.0, o Google implementou um sistema que facilita o bloqueio de chamadas em poucos cliques, com um recurso que bloqueia um determinado núemro armazenado na sua lista de contatos. É um método simples e eficiente, mas que tem um pequeno GRANDE problema: só funciona nas versões do Android stock ou “puro”.

Vários fabricantes que usam uma capa de personalização própria contam com a sua forma de bloquear as chamadas telefônicas indesejadas. Por isso, não existe um método único para bloquear as chamadas. Mas normalmente a rota é a seguinte: abra o aplicativo de Telefone, vá em Contatos > Ajustes (ou Detalhes) > Configurações de Chamada (ou bloquear número).

O recurso também ativa a proteção contra spam, ou seja, pode bloquear o recebimento de mensagens a partir daquele número cujas chamadas serão bloqueadas, ou também com números de SMS que enviam propagandas, cobranças e tentativas de golpes. Você pode selecionar entre os últimos números que tentaram entrar em contato com você pelo telefone ou por mensagem para realizar o bloqueio. E se você quer tomar uma decisão mais radical, pode também ativar a opção de bloqueio de chamadas de qualquer número desconhecido.

Também é possível estabelecer o bloqueio de chamadas não desejadas tão logo você receba as mesmas. A partir daí, o número fica bloqueado tanto para chamadas e mensagens, que continuam sendo registradas pelo dispositivo, mas que você sequer vai ouvir o telefone tocar, pois o software vai realizar o bloqueio de forma imediata.

Em alguns casos, o usuário pode informar o motivo do bloqueio da chamada para a operadora ou para o software de bloqueio, para que um sistema integrado identifique aquele número como SPAM ou em uma categoria mais específica.

Na prática, é muito simples para qualquer usuário ativar o recurso de bloqueio de chamadas recebidas no Android. A forma em como alcançar o recurso pode variar de acordo com a marca em questão, mas normalmente a rota de ativação é a mesma.

E para aqueles usuários que podem se sentir um pouco mais perdidos ou intimidados com a interface dos seus dispositivos, ainda é possível utilizar um app de terceiros para realizar o bloqueio das chamadas irritantes. Opções não faltam na Google Play Store.


Compartilhe