Compartilhe

Ter um serviço de internet de alta velocidade em casa ou no escritório se tornou algo fundamental em 2020, especialmente com o novo normal que se construiu diante dos nossos olhos. Não que isso não fosse importante antes (pergunte para youtubers, gamers e viciados em conteúdos de entretenimento), mas nesse ano tal prioridade alcançou um sentido muito mais amplo.

Com mais pessoas trabalhando e estudando em suas casas, é natural que o consumo de internet seja algo invariavelmente maior do que o normal, e o sonho de muita gente é ter em casa uma conexão de internet que faça o download dos conteúdos na maior velocidade possível.

Felizmente, eu tenho um plano de internet que atende às minhas necessidades, principalmente aquelas que remetem ao meu trabalho de produtor de conteúdo. Porém, eu bem sei que essa regra não é a mesma para todos os internautas brasileiros.

Na verdade, para internautas do mundo todo.

 

 

 

Os países com o download mais rápido

 

Existem diferenças notáveis na qualidade e velocidade de conexão de rede de acordo com a região do Brasil, e nas diferentes regiões do planeta, a regra é a mesma. Então, o Hosting Expert elaborou um ranking baseado em um estudo para determinar quais são os países que contam com o download mais rápido no planeta.

O estudo analisa determinados parâmetros, como velocidade de download, tempo necessário para realizar o download de um filme e porcentagem de mudança na velocidade de conexão ao longo dos anos. Basicamente se vale dos itens necessários para uma medição com o mínimo de critério da qualidade da internet ao redor do mundo.

Baseado nesses itens, o país com a melhor velocidade de download nesse momento é Taiwan, que registrou um aumento de 147% nesse aspecto entre 2017 e 2019, com uma velocidade de download de 85.02 e tempo médio para download de um filme de 5 GB de 8 minutos.

A segunda posição está com Singapura, que registrou um aumento de 29% nesse índice, com uma velocidade de 80.06 e tempo médio de 9.38 minutos para o download de um filme. Já o país que mais melhorou na velocidade de internet nos últimos três anos foi Andorra, com 217% de aumento nesse índice entre 2017 e 2019.

 

 

 

E o Brasil?

 

É claro que o Brasil não aparece nessa lista, e não encare essa minha observação como uma crítica mordaz e implacável. Devo reconhecer que as operadoras de banda larga fixa melhoraram bastante a qualidade dos serviços, oferecendo planos relativamente competitivos.

Por outro lado, o atendimento continua péssimo, as condições do plano ainda são desfavoráveis aos clientes e, em muitas regiões do Brasil, a relação custo-benefício ainda não atende as necessidades de muitos usuários. Em alguns estados brasileiros, os usuários pagam muito mais caro para receber uma velocidade de internet abaixo do que é comercializado nos principais centros.

Essa desigualdade na oferta de internet no Brasil precisa ser corrigida com certa urgência. Uma das apostas para a redução do abismo por aqui é a chegada do 5G, que vai demorar para chegar de verdade por aqui. Até lá, cada região do país vai ter um perfil bem diferente, o que é uma lástima.

 

 

 

Países com melhor velocidade de download

 

Taiwan
Cingapura
Jersey
Suécia
Dinamarca
Japão
Luxemburgo
Holanda
Suíça
Noruega
Andorra
Espanha
Bélgica

 

 

Via Hosting Expert


Compartilhe