A ASUS trabalhou melhor do que muitos fabricantes de smartphones Android por aí e já liberou a atualização dos modelos Zenfone 5 e Zenfone 5Z para o Android 9 Pie. O update está disponível de forma oficial desde o dia 20 de dezembro, mas até o momento muitos dispositivos ainda não receberam o update.

Mas sempre é possível realizar a atualização manual do sistema operacional. Para quem fez a verificação de disponibilidade de atualização e a resposta foi negativa, o método “faça você mesmo” sempre é uma alternativa.

 

 

Como atualizar manualmente o Zenfone 5 para o Android 9 Pie

Acesse o site da ASUS e faça o download do arquivo de atualização. Depois de concluído o download, é necessário mover o arquivo para a raiz do armazenamento interno do smartphone (com a ajuda de um gerenciador de arquivos). Depois disso, reinicie o smartphone.

Depois da reinicialização, o Zenfone 5 vai detectar a existência do arquivo de atualização, notificando o usuário e questionando sobre a sua instalação. Ao aceitar o update, o dispositivo vai reiniciar para efetuar a instalação do arquivo de update.

Ao finalizar o processo, o Zenfone 5 estará pronto e executando o Android 9 Pie. Simples assim.

Uma das novidades oferecidas pelo Android 9 Pie ao Zenfone 5 é a navegação por gestos, que substitui a barra de navegação. O recurso está disponível no novo Android no item Sistema, em Definições. Porém, a ASUS (tal e como acontece com tantas outras marcas) decide adotar uma estrutura diferente nas configurações do dispositivo.

O item está escondido em “tela-barra de navegação”, onde você pode escolher por um dos dois formatos: ou os gestos desenvolvidos pelo Google, ou a barra tradicional de gerenciamento oferecida pela ASUS.

Ao ativar a opção do Google, você fica sem o botão que dá acesso direto a todos os aplicativos em segundo plano, e tal item fica disponível através da execução de um gesto de deslizar.

Embora para a maioria dos usuários a opção mais prática e natural seja aguardar a atualização chegar de forma automática no seu smartphone, para aqueles mais impacientes podem resolver o assunto com as próprias mãos.

Lembrado sempre que você está realizando esse update manual por sua conta e risco.