Compartilhe

Pode não parecer, mas atualizar a BIOS do computador é um processo bem simples, mesmo sendo sensível. E fabricantes como a Lenovo facilitaram o processo para os usuários menos experientes.

O processo não é muito diferente de instalar um aplicativo como outro qualquer, mas é um processo relativamente crítico, que modifica parâmetros do computador. Logo, é preciso seguir os passos corretos para não matar o seu computador para sempre.

Por isso, esse post oferece um passo a passo para realizar o download e a atualização da BIOS de um notebook da Lenovo.

Antes de começar, o TargetHD.net deixa claro que não se responsabiliza pelos possíveis danos que o procedimento pode causar ao equipamento. Toda a responsabilidade é do usuário que vai realizar o procedimento.

 

 

 

Onde fazer o download da BIOS dos notebooks da Lenovo?

 

 

É fundamental que você faça o download a versão adequada com o seu modelo de notebook. Logo, o primeiro passo é acessar a página de suporte da Lenovo para iniciar o processo de identificação da BIOS.

Dentro do portal da Lenovo, acesse o item de Controladores e Software, e clique sobre o botão para downloads. Depois, digite o número de série do notebook, que está na parte inferior do portátil ou colado na lateral da caixa original do produto. Também é possível digitar o número do modelo do portátil.

Agora, basta clicar em BIOS para ver a lista de versões disponíveis. Aqui, a página vai mostrar diferentes versões e interações do software.

Se você quer atualizar a BIOS a partir do Windows, é preciso selecionar a opção BIOS Update Utility ou Flash UEFI BIOS Update (Flash from operating system version). Se você quer atualizar a BIOS a partir de um pendrive ou CD, selecione as opções pertinentes, mas o processo mais simples para instalar essa atualização no seu computador é mesmo através do próprio sistema operacional.

 

 

 

Como atualizar a BIOS do notebook Lenovo

 

O processo para atualização da BIOS a partir da ferramenta da Lenovo é muito simples.

Com o programa instalado no seu computador, basta executar a ferramenta de atualização e clicar na opção Update Lenovo BIOS ou Lenovo ThinkPad BIOS, dependendo do modelo de computador portátil que você possui.

Nesse ponto, o sistema começa a atualizar os códigos binários de inicialização para atualizar a BIOS para a sua versão mais recente (se a mesma estiver disponível e se o computador estiver apto para recebê-la). O próprio site da Lenovo recomenda que você carregue a bateria do portátil em 100% e manter o equipamento conectado na rede elétrica para que o processo não seja interrompido por uma eventual queda de energia. Por ser um processo que envolve um certo risco para o equipamento, se alguma coisa der errado na instalação, você pode ter danos irreparáveis no equipamento.

Uma vez que a BIOS foi instalada corretamente, o programa vai pedir para que você reinicie o computador, algo que você precisa aceitar para conferir se a instalação aconteceu sem qualquer tipo de problemas. Se tudo deu certo, o seu computador será reiniciado corretamente e sem qualquer tipo de problema.

Como você pode ver, é um procedimento simples, mas que envolve alguns cuidados. Seja prudente, e tudo vai dar certo no final.


Compartilhe