Como apagar os dados do ID de publicidade no seu smartphone Android | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como apagar os dados do ID de publicidade no seu smartphone Android | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como apagar os dados do ID de publicidade no seu smartphone Android

Como apagar os dados do ID de publicidade no seu smartphone Android

Compartilhe

O Google deu um importante passo à frente na hora de melhorar a forma em como os usuários controlam a quantidade de dados que os aplicativos coletam para gerar um perfil de publicidade. Já que não dá para fugir das campanhas promocionais que bombardeiam a nossa rotina, ao menos podemos controlar melhor como esses dados serão manejados.

Basta ter um smartphone conectado na internet, e os aplicativos nele instalados ficam sabendo sobre praticamente todos os nossos gostos, preferências e escolhas online. No Android, a desculpa para isso acontecer é obter um perfil mais preciso dos usuários para oferecer uma publicidade mais precisa.

Se você sempre se incomodou com isso, saiba que o Google mudou as regras de gerenciamento do ID de publicidade. E essas mudanças, por incrível que pareça, beneficia o internauta, e não os anunciantes.

 

 

 

Não deixe rastros sobre o seu perfil de publicidade

Em um passado não muito distante, o Google impedia os usuários de remover os seus dados do seu ID de publicidade, que nada mais é do que um perfil com todas as suas informações sobre o seu comportamento na internet, cujos dados são destinados para as campanhas de publicidade exibidas no seu smartphone, tanto nos aplicativos instalados no dispositivo como durante a navegação no Google Chrome.

Todo mundo sabe que o principal ativo do Google é justamente a publicidade, e essas informações coletadas sobre os usuários vale mais do que ouro que, por sua vez, vale mais do que dinheiro. Já diz o ditado que “informação é poder”, e a galera de Mountain View é desesperada por poder… ops, quero dizer, dados.

Mas como as regras de proteção de dados dos internautas mudou no mundo inteiro, principalmente na Europa, o Google decidiu mudar de ideia. Ou, no mínimo, “se inspirou” na nova legislação para mudar as regras.

Agora, o Google entende que os usuários merecem ter um maior controle sobre os próprios perfis de publicidade e, consequentemente, sobre os anúncios exibidos para os usuários. Logo, a gigante de Mountain View decidiu permitir que os internautas possam apagar os seus dados dentro do ID de publicidade em suas contas.

Esta é mais uma iniciativa do Google que oferece uma maior liberdade para os usuários no aspecto de coleta de dados e o uso dos mesmos pelos aplicativos instalados nos dispositivos Android. Aliás, está claro que, a partir de agora, os apps precisam ser completamente transparentes sobre os dados dos usuários que são coletados e como os mesmos serão utilizados.

E com a eliminação dos dados no ID de publicidade, esses aplicativos não poderão mais utilizá-los de forma alguma, aumentando a privacidade individual do internauta.

 

 

 

Como apagar os dados do perfil de publicidade

Para apagar os dados do ID de publicidade, basta ter um smartphone Android 12 ou superior. Essa atualização ainda não foi liberada de forma oficial, mas quando isso acontecer, os ajustes para essa ação vão aparecer no menu de configurações do Google.

É importante lembrar que o procedimento de remoção do ID de publicidade não vai impedir que os anúncios apareçam no seu smartphone, mas sim que os seus dados sejam coletados pelos anunciantes sem o seu consentimento ou conhecimento.

A publicidade vai continuar a aparecer no telefone, mas não será tão precisa e específica, sem considerar as informações que você compartilha com o Google.

Vamos ver como os aplicativos, serviços e anunciantes vão reagir à essa decisão do Google.

 

 

Via Android Central


Compartilhe