O NFC pode ser o culpado pelo esgotamento de bateria no seu smartphone? | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia O NFC pode ser o culpado pelo esgotamento de bateria no seu smartphone? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | O NFC pode ser o culpado pelo esgotamento de bateria no seu smartphone?

O NFC pode ser o culpado pelo esgotamento de bateria no seu smartphone?

Compartilhe

Vários recursos no seu smartphone podem ser os culpados pela drenagem de bateria do dispositivo, e o NFC é uma dessas funcionalidades. E é importante prestar atenção para este aspecto do telefone, já que mais e mais pessoas estão usando os pagamentos pelo celular.

Neste post, vamos mostrar os principais sintomas que podem indicar um elevado consumo de bateria especificamente por conta do uso do NFC, e como é possível contornar a situação quando este problema se torna mais explícito ou enfático.

 

 

 

O consumo de bateria do NFC é mínimo. Mas… o que acontece então?

 

As dúvidas sobre o consumo de bateria do smartphone envolvendo o NFC estão presentes em diversos fóruns da internet, onde se questionam se é melhor deixar o recurso ligado ou não.

Na prática, é difícil para a maioria dos usuários avaliar qual é a porcentagem real de bateria que o NFC consome no smartphone. E se tem uma coisa que é possível afirmar desde já que é o consumo de energia do recurso é algo residual.

Em termos práticos: a grande maioria dos usuários não precisa se preocupar com o gasto de bateria provocado pelo NFC no smartphone. Ainda que o recurso fique ativo o tempo todo no dispositivo, ele não vai realizar nenhuma transação, conexão ou transmissão de dados.

A atividade do NFC só se torna efetiva quando o usuário aproxima o smartphone de um terminal de pagamento compatível com o recurso. Caso contrário, o seu status será de standby constante, só entrando em ação quando realmente necessário.

E uma vez que Android e iOS não mostram de forma específica qual é o consumo de bateria em função do NFC, fica praticamente impossível saber o quanto de energia que o recurso consome. Só temos neste caso os dados de testes de usuários e produtores de conteúdo, que estimam um consumo máximo de 5% ao manter o recurso ligado ou desligado no telefone.

 

 

 

Existem diferenças de uso do NFC no iOS e Android

 

Uma coisa que é preciso deixar claro neste post: é impossível desligar o NFC no iPhone (iOS), uma vez que ele é ativado quando executamos um aplicativo de pagamentos móveis ou aproximamos o dispositivo do leitor de cartões. No Android, você pode ativar ou desativar o NFC manualmente.

Porém, quando comparados os dois sistemas, a tendência de consumo de bateria em função do NFC é menor no iOS. Em ambos os casos, seu desenvolvimento é pensado na otimização de recursos para pagamentos, com melhorias de desempenho que contribuem para um menor consumo de bateria.

No final das contas, a grande maioria dos usuários não precisa se preocupar com isso. Não será por causa do NFC que o seu smartphone vai ficar sem bateria no final do dia.


Compartilhe