O Google Mapas recebeu uma atualização com melhorias para o transporte público, com destaque para a localização do ônibus em tempo real e avisos sobre acidentes na estrada. Outro recurso adicionado é a integração dos reprodutores de música, algo herdado do Waze.

Ou seja, enquanto você usa o Google Mapas para dirigir, pode controlar a música que ouve, sem sair do aplicativo. O Waze permite o mesmo com o Spotify, mas o Google Mapas também é compatível com o Google Play Music e o Apple Music.

Pode ser um recurso bem legal para quem quer relaxar um pouco enquanto dirige, ouvindo as suas músicas ou podcasts favoritos. Ou pelo menos para deixar o seu Google Mapas mais completo e sem interrupções inoportunas na hora de ouvir as músicas durante o deslocamento.

Inserir esses controladores é algo bem simples, e nesse post mostramos o tutorial tanto para o iOS como para Android.

 

 

Adicionando os controles de música no iOS

 

 

– Abra o aplicativo, vá em Ajustes, depois Navegação
– Vá na opção Controles de reprodução de música
– Escolha o aplicativo a ser utilizado. Por enquanto, você só pode configurar um aplicativo por vez. Curiosamente, o recurso não é compatível nem com o reprodutor de música padrão do iOS nem com o app de podcasts

 

 

Adicionando os controles de música no Android

 

 

Também só permite um reprodutor por vez, mas ao menos é compatível com o Google Play Music. Passos a seguir:

– Abra o Google Mapas e vá em Ajustes
– Depois, vá em Ajustes de Navegação
– E então, marque o item Mostrar controles de reprodução multimídia
– Escolha o seu aplicativo preferido, autorizando o acesso

Fato é que esta é uma função útil para avançar e pausar músicas dentro do Google Mapas. É importante lembrar que, ao dirigir, você deve prestar atenção na estrada e no seu entorno. Quanto menor a distração, melhor.