Como adicionar a tecla Windows em um teclado que não possui essa tecla

Compartilhe

Uma das partes mais importantes de qualquer computador (independente do fato de ser um desktop ou notebook) é o seu teclado. Este é um dos dispositivos de entrada mais importantes da história da informática, e ter um bom teclado é fundamental para praticamente todas as atividades informáticas.

Sou suspeito para falar sobre isso. Eu passo os dias da minha vida digitando textos, e preciso ter um teclado que atenda às minhas necessidades na minha vida de blogueiro. Eu sempre adquiro novos notebooks pensando sempre na qualidade e conforto que o teclado pode me oferecer durante a digitação, pois preciso obter a maior produtividade possível.

Nos dias de hoje, os teclados para desktops e computadores portáteis são bem completos. É claro que temos alguns teclados gaming que, de forma proposital, removem algumas teclas para reduzir as dimensões do periférico. Porém, de um modo geral, esse tipo de teclado é mais uma exceção do que a regra.

E ficou bem difícil ver um teclado de computador que não conte com a tecla Windows. Essa tecla, que oferece o acesso imediato ao menu Iniciar do sistema operacional da Microsoft, se tornou muito utilizada para outras finalidades. Logo, não ter essa tecla pode ser sinônimo de problemas na experiência de uso.

Mesmo assim, é possível criar uma configuração personalizada para simular a tal tecla Windows para melhorar de forma sensível a sua jornada de trabalho, ou para programar qualquer outra necessidade que você pode vir a ter ao utilizar o Windows 10.

 

 

 

Como criar uma tecla Windows em um teclado que não tem essa tecla

 

Mesmo que, em algumas oportunidades, o Windows não conte com todas as opções que os usuários desejam, algumas ferramentas alternativas como o PowerToys (da própria Microsoft) podem ser muito úteis para obter uma melhor configuração do sistema operacional. Essa é uma ferramenta de código aberto, e é fácil de ser utilizada pelos usuários mais avançados. E o mais importante: estão focados no Windows 10.

Primeiro, faça o download do PowerToys. Ele é gratuito, possui certificação da Microsoft e é de fácil instalação no sistema operacional.

Então, uma vez aberto o Power Toys, vá até o Keyboard Manager na aba do lado esquerdo, e clique no item Remap a Key no menu que vai aparecer. Esse recurso vai permitir a modificação do mapeamento de uma tecla, permitindo assim a inserção da tecla Windows.

 

 

Vai aparecer um menu com as opções disponíveis. Na aba esquerda, você encontra o tipo de letra que você procura e suas inúmeras opções, indo de bloqueio de deslocamento até o ALT GR, caso o seu teclado não conte com essa tecla.

 

 

Uma vez que você indicou qual será a nova tecla Windows no seu teclado, o software pode pedir uma dupla confirmação como administrador do sistema. Então, basta clicar em Continuar em todos os modos apresentados para realizar a mudança. Por ser uma modificação que afeta a configuração geral do sistema operacional, é normal que o software solicite tais confirmações.

Você não precisa reiniciar o sistema operacional ou realizar mais mudanças. Uma vez que você salvou as alterações anteriores, já pode fechar o PowerToys e utilizar a tecla modificada como a tecla Windows sem problemas.

 

 

Via How-To-Geek


Compartilhe