Wetten.com Brasil Apostas
Home » Dicas, Truques e Macetes » Como ver todas as especificações de um notebook

Como ver todas as especificações de um notebook

Compartilhe

Conhecer as especificações de um computador em detalhes é algo tão simples quanto recorrer à caixa do produto ou ao manual de instruções. Porém, quando compramos um notebook de segunda mão, caixa e manuais nem sempre estão presentes. E conhecer os dados técnicos do produto evita que você caia em golpes.

Felizmente, o Windows 10 tem várias formas de mostrar as especificações de um computador de forma bem simples. Nesse post, vamos mostrar quais são essas alternativas, seja através do próprio sistema operacional da Microsoft ou via programas de terceiros.

 

 

 

Pelo sistema do Windows 10 e via dxdiag.exe

 

Esta é a forma mais simples para obter as informações técnicas do seu notebook.

Para acessar as informações de sistema no Windows 10, basta clicar com o botão direito sobre o ícone do Windows no menu Iniciar, e clique na opção homônima até aparecer a janela com as informações mais essenciais sobre o equipamento. Aqui, você pode ver o modelo de processador, quantidade de RAM instalada e o tipo e a versão do sistema operacional.

Para conhecer as informações técnicas da placa gráfica instalada, é preciso recorrer ao menu dxdiag, que pode ser acessado digitando o nome do programa no quadro de busca do Windows 10, no menu iniciar.

Aqui, clique na opção de tela, e o programa vai apresentar todas as informações relativas à placa gráfica (modelo, memória física, versão do DirectX) e o número de placas gráficas instaladas no computador.

 

 

 

Pelo Administrador de Tarefas

 

Outra forma de obter informações detalhadas sobre o hardware instalado.

Você pode acessar o Administrador de Tarefas do Windows 10 clicando com o botão direito sobre a barra inferior do Windows. Com o programa aberto, clique em Mais Detalhes, para ampliar as informações exibidas pelo menu.

Por fim, clique na opção de Desempenho para ver todos os componentes do equipamento, do tipo de processador e núcleos até informações sobre a placa de rede. Você pode também analisar o comportamento de todos os componentes do computador em tempo real, como a carga do processador, ocupação da memória RAM, uso do disco ou da quantidade de bytes manejados pela placa de rede, entre outros.

 

 

 

Usando o software HWinfo

 

É um dos programas mais completos para análise do hardware instalado em um computador.

É uma ferramenta totalmente gratuita, que mostra todos os componentes instalados e a informação técnica de cada item. Bateria, placa-mãe, versão da BIOS, placas de som e de rede, monitor, placa de vídeo, porta USB e qualquer outro elemento de hardware instalado em seu PC.

O software também conta com uma versão portátil, que pode ser armazenada em um pendrive, evitando assim a instalação manual para executar em um computador. E esse é o principal diferencial dessa solução: se você vai comprar um computador de segunda mão, basta conectar o pendrive com o HWinfo armazenado no equipamento, e pronto: você tem todas as informações referentes ao hardware daquele desktop ou notebook estão disponíveis de forma simples.

Download | HWinfo

 

 

 

Conclusão

 

Esse post apresenta pelo menos três alternativas para que você possa conhecer em detalhes os componentes de hardware presentes em um computador desktop ou notebook. Logo, não há muitas desculpas para você evitar fazer uma verificação mais aprofundada sobre esses componentes antes de comprar um computador usado.

A regra aqui é a mesma de vários outros procedimentos informáticos: é sempre melhor prevenir do que remediar.


Compartilhe