Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como a CameraX pode melhorar a qualidade das fotos e vídeos no Instagram

Como a CameraX pode melhorar a qualidade das fotos e vídeos no Instagram

Compartilhe

Quem usa o Instagram com regularidade sabe muito bem que a Apple faz um trabalho excelente com seu aplicativo de Câmera para o iPhone. Os resultados na publicação de fotos, vídeos e, principalmente, os vídeos em Stories dentro da plataforma do Meta são muito melhores quando as imagens são registradas a partir dos sensores do smartphone mais vendido do planeta.

Esse cenário sempre incomodou ao Google e aos usuários do Android e, ao que tudo indica, a resposta chegou. A CameraX é uma funcionalidade que promete grandes melhorias nos aplicativos de fotos dentro do sistema operacional da gigante de Mountain View, em especial, o Instagram.

Neste post, vamos mostrar quais são as principais características e diferenciais da CameraX, mostrando como ele pode melhorar de forma sensível a qualidade dos registros de fotos e vídeos no Android. Quem sabe os dias de publicar vídeos de Stories cheios de engasgos no Instagram estejam terminando com a chegada dessa tecnologia.

 

 

O que é a CameraX? O que ela faz na prática?

A CameraX é a terceira API dentro da categoria de implementações e melhorias nos aspectos fotográficos. E digo que é a terceira porque as duas primeiras tinham a promessa em estar disponível para qualquer dispositivo com o Android Lollipop ou superior, mas a sua implementação foi lenta e gradual. Agora, as novas versões do Android prometem melhorias que prometem facilitar a sua adoção entre os fabricantes parceiros que usam o sistema operacional.

Algumas das vantagens da CameraX em relação ao Camera2 estão na sua maior facilidade de uso e maior coerência na sua adoção nos softwares de fotografia. Ele herda algumas funções importantes presentes na geração anterior, mas adicionando funcionalidades muito aguardadas como a resolução dos problemas de compatibilidade com os dispositivos sem que o desenvolvedor de software tenha que trabalhar mais para isso.

A API CameraX permite que os desenvolvedores de aplicativos de fotografia aproveitem as mesmas funções da câmera nativa do smartphone com apenas duas linhas de código, o que facilita (e muito) a adoção do recurso em larga escala. Com esse recurso, é possível utilizar extensões para adicionar efeitos importantes aos softwares de câmera como, por exemplo, o modo noturno, o modo retrato, processamento de imagem em HDR e outros.

O simples fato dessa API ser compatível com diferentes dispositivos para funcionar com os aplicativos que vão utilizar esse recurso já vai ajudar a resolver os diversos problemas frequentes que os usuários do Android precisam enfrentar no recurso de câmera do aplicativo do Instagram e em outros aplicativos de fotos no Android que não estão presentes no iPhone.

E os únicos dispositivos que não poderão se beneficiar dos benefícios da CameraX são os telefones Android mais antigos. Apenas e tão somente pela ausência de compatibilidade.

Em termos práticos, a API CameraX é uma biblioteca de compatibilidade para que os desenvolvedores de aplicativos de câmera tenham a vida mais facilitada na hora de incorporar esses recursos e funcionalidades nos seus softwares. Desde o seu lançamento, ela é vista como a solução dos problemas mais críticos nas fotos e vídeo produzidos e publicados nas plataformas mais populares, incluindo o TikTok, Snapchat e outras. Ela é a ponte entre a câmera nativa e os aplicativos de câmeras de terceiros, e é algo que usuários e desenvolvedores esperavam que o Google fizesse há muito tempo.

Sem a CameraX, a compressão da imagem é tão grande que a qualidade final da imagem gerada dentro desses aplicativos piora consideravelmente. É por causa disso que muitos usuários do Android decidem usar o aplicativo de câmera nativo do smartphone, que oferece uma maior qualidade de imagem pela ausência dessa compressão, para só depois enviar os conteúdos para os aplicativos, evitando assim realizar o processo de forma direta nos apps dessas plataformas.

É um trabalho consideravelmente maior, e é algo que a grande maioria dos usuários simplesmente não quer passar para publicar a foto do seu almoço em um restaurante sofisticado. Neste aspecto, o iOS e o iPhone vencem com muita facilidade pela simplicidade: tudo é feito nos aplicativos das próprias plataformas, dispensando o uso do app de câmera para garantir a melhor qualidade de imagem possível.

E o parágrafo anterior explica por que os influenciadores digitais preferem produzir os seus conteúdos para o Instagram a partir de um iPhone.

 

 

 

Da câmera do smartphone para o Instagram sem sair do aplicativo

Ao solucionar os problemas de compatibilidade nas imagens capturadas no Instagram, a CameraX tem como principal objetivo melhorar a qualidade de fotos e vídeos que são registrados a partir desses aplicativos de imagens, justamente para que você não tenha que sair do app que você está para obter os melhores resultados no registro de imagens.

Uma de suas funções elementais está no processamento de imagens em HDR. Isso permite que toadas as áreas da foto registrada fiquem expostas de fora perfeita, solucionando os problemas de muitas fotografias capturadas em diferentes cenários. Mas a CameraX vai além disso, com outros recursos que podem ser melhorados com as melhorias que cada desenvolvedor pode adotar em suas soluções de softwares de câmera.

Por conta de tudo o que foi explicado neste post, a CameraX é a melhor solução possível para as inúmeras reclamações dos usuários de smartphones Android que ficam decepcionados em como a qualidade das fotos e vídeos registrados no Instagram não é tão boa quanto deveria ou poderia, obrigando essa mão de obra enorme em sair do aplicativo para obter melhores imagens.

E aqui, não estamos falando apenas de imagens melhores, mas em muitos casos, imagens minimamente decentes. Assim, é possível aproveitar muito melhor as possibilidades da mais popular rede social de fotos do planeta, otimizando as imagens ao aproveitar de todo o potencial das câmeras presentes no seu smartphone para deixar os seus Stories mais originais e, com alguma sorte, no mesmo nível de qualidade que as câmeras do iPhone entregam.

Esta é, sem sombra de dúvida, uma grande inovação para o Android e para o Instagram. Agora, se essa qualidade de registro de imagens vai melhorar a ponto de ficar no mesmo nível que o iPhone entrega hoje, essa é outra história.

Só o tempo vai dizer.


Compartilhe