Falar da Apple como uma gigante do mundo dos videogames poderia soar um pouco estranho, mas não é. Quando olhamos para as receitas da empresa nesse segmento, tudo faz sentido. E os números falam por si.
Um estudo realizado pelos analistas da Newzoo mostra que a Apple obteve no primeiro trimestre de 2018 receitas de US$ 2.09 bilhões através dos games publicados na App Store. O valor arrecadado ao longo do ano passado fica na casa de US$ 9.45 bilhões.
Os números posicionam a Apple na quarta posição no Top 5 de empresas que registraram as maiores receitas em 2018 no setor dos videogames, ficando atrás apenas de Tencent, Sony e Microsoft. Chama a atenção ver que, mesmo com a gigante de Cupertino não contar com nenhum console, muito menos não ter desenvolvido nenhum jogo sequer, as suas receitas sejam tão grandes.
Como isso aconteceu?
A explicação para isso é bem simples e, de fato, vimos parte dessa explicação nos próprios jogos publicados na App Store. Tais jogos deixam uma comissão para a Apple, mas devemos colocar isso em consonância com a importância do crescimento do iPhone, do iPad e do iPod Touch como plataforma para os games.
Por exemplo, o iPhone 8 tem uma CPU de seis núcleos, uma GPU muito potente e é capaz de executar jogos complexos e de alta qualidade. O mesmo se aplica ao iPad, e com o iPod Touch 2019, a Apple confirma a sua aposta em lançar dispositivos focados no entretenimento, multimídia e jogos.
Nesse momento, a Apple está completando uma importante transição de empresa focada nos dispositivos para entregar um valor maior no setor de serviços, justamente para melhorar as suas receitas e reduzir a sua dependência das vendas do iPhone. Um movimento que foi orientado de forma parcial para os videogames, e tem no Apple Arcade o seu grande expoente.
Por enquanto, o plano está funcionando. O futuro vai mostrar se a mudança se solidifica como algo sustentável para uma gigante como a Apple.
Via Apple Insider